Ministro da Cultura espanhol esclarece caso fiscal e admite demissão

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Madrid, 13 jun (Lusa) - O ministro da Cultura e Desporto de Espanha, Màxim Huerta, vai esclarecer ao final da tarde de hoje o caso fiscal em que esteve envolvido e, em declaração ao jornal El País, admite demitir-se.

Fontes do Ministério da Cultura revelaram à agência Efe que a comparência de Màxim Huerta perante a comunicação social se realiza às 19:00 locais, menos uma hora em Lisboa.

De acordo com a Efe, Huerta defraudou a Fazenda Pública em 218.000 euros, nos exercícios fiscais de 2007 a 2009.

A agência noticiosa espanhola referiu ainda que o novo ministro, empossado há menos de uma semana, liquidou já o montante de 366.000 euros, o valor que o Fisco reclamava.

Huerta recorria a uma sociedade, a Almaximo Profesionals de la Imagen SL, que lhe permitia menor tributação de um rendimento que auferia na cadeia de televisão Telecinco, com a participação no Programa de Ana Rosa.

A opção do jornalista era para que evitasse a tributação no regime geral, com tabela mais gravosa.

A Agência Tributária detetou a fraude e foi ratificada pela Justiça em maio do ano passado.

Em intervenção numa rádio espanhola, o elemento do Governo de Pedro Sánchez referiu que "este assunto não diz respeito ao ministro da Cultura e Desporto, é um caso de Màxim Huerta de alguns anos".

Màxim Huerta garantiu que "um critério mudou", mas que assumiu "de pronto a responsabilidade como cidadão, como aconteceu com centenas de jornalistas, criadores e artistas na época".

O diário espanhol El Mundo referiu que Huerta esteve no Palácio da Moncloa, para apresentar a demissão a Pedro Sánchez.

O El País também fala na saída de Huerta do Governo, citando o ministro: "Isto não faz sentido e vou demitir-me!".

JOP // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.