Jornal Diário Jornal das 13

Quase 20 mil alunos de português na Extremadura espanhola

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Évora, 13 jun (Lusa) -- O português como língua estrangeira já é ensinado a "cerca de 20 mil pessoas" na Extremadura, região de Espanha que faz fronteira com o Alentejo e o Centro, revelou hoje o presidente do governo regional extremenho.

"Cerca de 20 mil pessoas" estão a aprender português, "neste momento", disse, em Évora, Guillermo Fernández Vara, presidente da Junta da Extremadura, à margem do III Plenário da eurorregião EUROACE.

Segundo o responsável, o número de alunos de português como língua estrangeira tem vindo a aumentar naquela região espanhola porque os habitantes "puderam comprovar que isso lhes permite ter saídas laborais".

"Neste momento, Portugal está quase com um pleno emprego, o desemprego é técnico, com números abaixo dos 10%", enquanto, em Espanha e na Extremadura, "os valores ainda são muito mais altos", explicou.

Por isso, continuou, "as pessoas estão a descobrir que Portugal é uma boa oportunidade" e, à medida que as vias de comunicação melhoraram, aperceberam-se de que "Lisboa está a um 'salto' de Extremadura".

A língua, frisou, é utilizada "como uma oportunidade de futuro para o trabalho" e "há muita gente, não só nas escolas, mas também na formação contínua e na laboral que quer que o português esteja presente nos currículos".

Portugal e o Governo da comunidade espanhola da Extremadura assinaram, no passado dia 15 de maio, em Mérida, um memorando de entendimento para consolidar o ensino do português como segunda língua estrangeira no sistema educativo não universitário daquela região.

O memorando, revelou na altura a Embaixada de Portugal em Madrid, vai permitir o desenvolvimento de "iniciativas transfronteiriças em matéria de formação, ensino, aprendizagem e promoção das línguas e das culturas portuguesa e espanhola no âmbito não universitário".

No plenário da EUROACE hoje realizado em Évora, a presidência da eurorregião transitou da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo para a CCDR Centro, presidida por Ana Maria Abrunhosa, para o mandato que abrange o próximo quadriénio.

A EUROACE foi a primeira eurorregião de composição tripartida a ser criada na fronteira luso-espanhola, em 2009, para impulsionar as relações de cooperação e reforçar estratégias de colaboração entre o Alentejo, Centro e Extremadura.

O presidente da Junta da Extremadura garantiu que "muitos dos sonhos" que levaram à eurorregião "estão a concretizar-se" e que, atualmente, a cooperação entre as três regiões faz-se de forma "absolutamente natural, transversal e normal", devendo ser dada prioridade, no próximo ciclo, às questões ligadas à ciência e à tecnologia.

Já o presidente da CCDR Alentejo, Roberto Grilo, congratulou-se por, nos últimos quatro anos, a eurorregião ter definido uma estratégia de especialização inteligente e contribuído para criar "um contexto" que permitiu o avanço "dos principais projetos" de cooperação, como a linha ferroviária entre Évora e a fronteira do Caia, Elvas (Portalegre), com ligação a Espanha.

RRL (FPB) // MLM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Novo balanço aponta para pelo menos 357 mortos após inundações em Kerala, Índia

Um novo balanço das autoridades indianas aponta para pelo menos 357 mortos na sequência das inundações que atingiram Kerala, na Índia, as mais graves em 100 anos naquele estado do sul do país.

Sismo de 6,3 atinge a ilha de Lombok, na Indonésia, o quarto em menos de um mês

Um novo sismo de magnitude 6,3 atingiu este domingo a ilha Lombok, na Indonésia, o quarto em menos de um mês, informaram os Serviços Geológicos dos Estados Unidos.

Autoridades espanholas resgatam 151 migrantes no mar

Cento e cinquenta e um migrantes, dos quais 20 mulheres e 34 crianças, foram levados para o porto de Málaga pelas autoridades marítimas de Espanha, após terem sido resgatadas de três embarcações no mar.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.