Alice Quintela aprendeu a nadar com 51 anos e soma recordes aos 80

| Norte
Porto Canal com Lusa

Alice Quintela aprendeu a nadar aos 51 anos, aceitando logo depois o desafio de competir, e hoje, três décadas depois, detém 13 recordes nacionais no escalão dos 80 aos 84 anos, em piscina curta e longa.

Atualizado 13-06-2018 16:28

"Vivo uma paixão daquelas", disse à agência Lusa a nadadora de Matosinhos que, no Complexo de Piscina de Águas Santas, na Maia, aproveita o facto de ser viúva e "nem ter nada" que a "preocupe" para, dentro de uma piscina, três dias por semana, se envolver com o que mais gosta: a água.

E se a entrada na piscina surgiu um ano depois de ter começado a "fazer ginástica para ficar mais flexível", procurando "simplificar" os problemas que "o facto de ter uma profissão muito parada" anunciavam, a adoração pela água vem-lhe desde a infância, conta.

Com os olhos arregalados, Alice Quintela, de 80 anos, relatou ter "sido habituada a ir para a praia cedo e a banhar-se logo às oito horas da manhã".

A história que se segue já tem 30 anos, mas a nadadora do Clube de Natação da Maia recorda cada passo do que foi o processo "mais difícil" na vontade de abrir horizontes na piscina: federar-se.

"A minha médica de família recusou-se a preencher o impresso" que atestava a sua condição física para praticar desporto, lembrou Alice Quintela que, sem tempo para baixar os braços, entrou num contrarrelógio para conseguir a tempo a declaração médica para juntar ao processo a entregar na Federação Portuguesa de Natação.

Entre sorrisos, contou ter recorrido ao antigo médico de família a quem, "depois de muita conversa", convenceu a passar os exames, acabando por ser aquele, "a dois dias do prazo para a inscrição encerrar, a assinar o impresso".

"Ele ainda me alertou da morte recente de um futebolista de 23 anos, mas eu argumentei que a minha prova é de um minuto e tal enquanto o futebolista joga uma hora e meia", recordou a recordista do escalão L, destinada a atletas de ambos os sexos entre os 80 e 84 anos.

Competindo nos estilos livre e costas, nas distâncias de 50 e 100 metros, tendo também já nadado os 200 metros livres, ao todo, contou à Lusa, tem "oito recordes nacionais em piscina curta e cinco em piscina longa".

Alice Quintela, que "durante o dia não para", assume que as 24 horas "não chegam para fazer tudo o que quer".

E já com uma experiência de 30 anos a competir, Alice Quintela aconselha a sua geração e as anteriores a "mudar a sua mentalidade", argumentando que "muitas das pessoas não sabem o que é a natação".

"Não há nada que substitua a natação. É preciso gostar, ser assídua e persistente para aprender", disse de uma "força de vontade" que deve superar o "pensar nos cabelos e na pintura [maquilhagem]".

Muito mais jovem, Ana Oliveira, a treinadora, garantiu à Lusa que aprender a nadar na terceira idade não é problema: "isto é uma realidade, de mito não tem nada. Em qualquer altura da vida podemos aprender a nadar como é o caso da Dona Alice, que aprendeu aos 50 anos".

Da sua aluna com idade mais avançada elogiou "um espírito muito aberto", o facto de que "nada a impede de chegar aos objetivos que define e estipula", considerando ser essa é a "grande vantagem": "quer e faz".

Reconhecendo ser o seu exemplo uma "gota de água numa piscina" se comparada com o panorama nacional naquela faixa etária, Ana Oliveira considerou-o "reflexo de uma cultura desportiva que em Portugal ainda falta um bocadinho ganhar".

A caminho dos 81 anos, Alice Quintela, segundo a treinadora que a ensina no Complexo de Piscinas de Águas Santas, "tem potencial para melhorar os seus tempos", bastando, para tal, aprimorar a "nível técnico".

"Espero tê-la muitos mais anos como minha atleta", disse, reconhecendo um aliado na "vontade" da octogenária de alimentar a sua atração infantil pela água.

+ notícias: Norte

Ponte de arame entre Amarante e Celorico de Basto ficará pronta em junho

A empreitada da ponte de arame que ligará Amarante e Celorico de Basto, nas freguesias de Rebordelo e Arnoia, está a decorrer “a bom ritmo”, comunicou a Associação de Municípios Douro e Tâmega (AMDT) numa publicação na rede social de Facebook.

Homem de 72 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Santa Maria da Feira

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de São João da Madeira deteve um homem de 72 anos, na sequência de uma denúncia associada a um crime de violência doméstica, em Santa Maria da Feira, informou aquela força policial em comunicado de imprensa.

Falso procurador da Póvoa de Lanhoso paga prejuízo e livra-se de processo por burla

Um antigo funcionário judicial do Tribunal da Póvoa de Lanhoso que estava acusado de burla qualificada, por se ter feito passar por procurador, acabou por não ser julgado, porque, entretanto, reparou integralmente o prejuízo causado.