Governo dos Açores acompanha e avalia efeitos da seca prolongada na ilha Terceira

| Política
Porto Canal com Lusa

Ponta Delgada, Açores, 13 jul (Lusa) -- O Governo dos Açores garantiu hoje que está a acompanhar e a avaliar os efeitos da seca prolongada na ilha Terceira e caso seja necessário intervir para apoiar os agricultores nos prejuízos resultantes dessa situação.

Numa nota divulgada hoje pelo executivo açoriano, o secretário regional da Agricultura e Florestas refere que "o Governo dos Açores está a acompanhar e a avaliar, conjuntamente com a Associação Agrícola da Ilha Terceira, os efeitos da seca prolongada que está a atingir o setor agrícola".

O executivo acrescenta que "não se demitirá das suas responsabilidades caso seja necessário intervir para apoiar os agricultores nos prejuízos resultantes dessa situação".

"Confirmando-se uma situação de excecionalidade e de gravidade, o Governo Regional não se demitirá das suas responsabilidades", frisou João Ponte, aquando da inauguração do restaurante da Associação Agrícola da Ilha Terceira no Parque Multissetorial.

Segundo o governante, nas próximas semanas, será feita uma reavaliação da evolução da situação de seca, salientando que, se as condições atuais se agravarem, colocando em causa as sementeiras de milho em algumas zonas da ilha, o executivo "não deixará a lavoura da Terceira numa situação de maior fragilidade".

"Tivemos um mês de maio muito difícil, pois praticamente não choveu. Já estamos em meados de junho e apenas choveu nos dias 04 e 05, mas não com a mesma intensidade em todas as ilhas da Região", referiu, acrescentando que a situação em algumas zonas da ilha é particularmente "complexa".

APE // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.