Pedidos de subsídio de desemprego aumentaram na última semana nos EUA

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 23 jan (Lusa) - O número de pedidos de subsídio de desemprego aumentou na semana passada nos Estados Unidos e situou-se em 326 mil, mais mil do que na semana anterior, informou hoje o Departamento do Trabalho.

A média de pedidos em quatro semanas, um indicador mais seguro da tendência, diminuiu 3.750, de acordo com os dados divulgados.

O subsídio de desemprego nos Estados Unidos cobre habitualmente até 26 semanas, mas em 2008, devido à recessão económica, o Governo federal instituiu programas que alargam a proteção até 90 semanas.

Em finais de 2013, o Congresso não aprovou o prolongamento destes programas e as informações divulgadas hoje mostram que desde 28 de dezembro 1,35 milhão de pessoas perderam o subsídio.

A taxa de desemprego nos Estados Unidos tem baixado nos últimos dois anos e em dezembro fixou-se em 6,7%, segundo dados oficiais.

Na semana que terminou a 11 de janeiro, 3,06 milhões de pessoas recebiam subsídios federais por estarem no desemprego.

EO// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.