Governo australiano vai pedir desculpas públicas às vítimas de abuso sexual

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Sydney, Austrália, 13 jun (Lusa) - O primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, anunciou hoje que vai pedir desculpas públicas, em nome do Estado, às milhares de crianças vítimas de abuso sexual em orfanatos, clubes desportivos e escolas do país.

"As vítimas que conheci e as histórias pessoais que ouvi ajudaram-me a compreender, modestamente, a traição destas crianças pelas mãos de instituições que deviam protegê-las", declarou o primeiro-ministro.

O pedido oficial de desculpas está marcado para o dia 22 de outubro em Canberra, acrescentou.

Após uma década de revelações, o Governo australiano sucumbiu à pressão e criou, em 2012, uma Comissão Real de Inquérito para responder institucionalmente a crimes de pedofilia.

Desde então, a Comissão Real foi contactada por mais de 15.000 pessoas que dizem ter sido vítimas de atos de pedofilia em instituições governamentais e privadas, tais como a Igreja, orfanatos, clubes desportivos, escolas e organizações juvenis.

Mais de quatro mil instituições foram implicadas no processo, incluindo muitas entidades católicas, nestes testemunhos ouvidos por vezes em audiências públicas, outras à porta fechada.

A Comissão Real fez 409 recomendações, incluindo a criação de um sistema nacional de apoio às vítimas para lhes proporcionar assistência psicológica e compensação financeira.

A Igreja australiana anunciou, no final de maio, que participará no sistema nacional de compensação para as vítimas de crimes de pedofilia.

FST // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.