Info

"Vieira da Silva em Festa" celebra aniversário da pintora em Lisboa

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 jun (Lusa) - Um programa com exposições, oficinas, atividades para crianças e concertos, assinala hoje, 13 de junho, em Lisboa, os 110 anos do nascimento da pintora Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992).

De acordo com a Fundação Arpad Szenes -- Vieira da Silva (FASVS), para festejar o aniversário da artista neste dia, que coincide com o dia de Santo António, vão ser realizadas várias atividades gratuitas, entre as 10:00 e as 20:00, no museu, no Jardim das Amoreiras e na Casa Atelier Vieira da Silva.

Do programa fazem parte oficinas de gravura e dança, visitas guiadas às exposições, animação com marionetas, apresentação das instalações de "A Caixa de Murmúrios", de Pedro Crisóstemo, e os concertos de Nôs Riz e do Mikroduo Miguel Vieira da Silva e Pedro Alcaçarenho Luís.

Também será exibido o filme de Jorge Silva Melo "Fernando Lemos: Como, não é um retrato?", sobre a vida e obra daquele artista português radicado no Brasil.

Além das visitas à exposição permanente, estão previstas também às exposições "O outro Casal. Helena Almeida e Artur Rosa", e "Antologia de Artistas", de Pedro Proença.

Este é o sexto ano consecutivo em que a Fundação Vieira da Silva celebra o aniversário da pintora, nascida no dia 13 de junho, há 110 anos, com um programa alargado de iniciativas gratuitas.

Criada ainda em vida de Maria Helena Vieira da Silva, uma das mais importantes pintoras portuguesas, e instituída por decreto-lei em 10 de maio de 1990, a Fundação Arpad Szenes -- Vieira da Silva tem como missão garantir a existência de um espaço, em Portugal, onde o público possa contactar permanentemente com a obra dos dois pintores.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Profissionais da ASAE exigem consultas de medicina em falta há quatro anos

O Sindicato Nacional dos Profissionais da ASAE (SNP-ASAE) defendeu este domingo a realização das consultas de medicina do trabalho a estes funcionários ainda no primeiro trimestre de 2019.

Polícia apreende 400 quilos de cocaína e detém oito pessoas em Portugal e Espanha

Oito pessoas foram detidas no norte de Portugal e na Galiza pelas autoridades dos dois países, que apreenderam 400 quilos de cocaína, segundo a agência de notícias espanhola, citando uma fonte da subdelegação do governo em Pontevedra.

Incêndio numa habitação na Covilhã provoca um ferido

Uma pessoa ficou ferida devido a um incêndio que deflagrou este domingo numa habitação, na Covilhã, informou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.