EUA/Coreia do Norte: António Guterres saúda "etapa importante"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Nova Iorque, 12 jun (Lusa) -- O secretário-geral da ONU, António Guterres, considerou hoje a cimeira histórica em Singapura entre o Presidente norte-americano, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, "uma etapa importante" na desnuclearização da península coreana.

Num comunicado, Guterres apelou a todas as partes para "aproveitarem esta oportunidade histórica" e disponibilizou mais uma vez a experiência da ONU para se atingir o objetivo expresso por Trump: desmantelar o arsenal nuclear de Pyongyang.

O Presidente dos Estados Unidos disse hoje no final da cimeira estar preparado para iniciar uma nova etapa nas relações com a Coreia do Norte e que Kim Jong-un se comprometeu com a desnuclearização completa do arsenal de Pyongyang.

Questionado sobre esta questão crucial depois de décadas de tensão sobre as ambições atómicas de Pyongyang, Trump afirmou que o processo de desnuclearização poderá começar "muito rapidamente".

A Agência Internacional de Energia Atómica também se declarou "pronta para realizar quaisquer atividades de verificação" sobre os complexos nucleares norte-coreanos no âmbito do acordo conseguido na cimeira de Singapura, saudado pelo secretário-geral do organismo, Yukiya Amano.

PAL // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.