Sindicato denuncia falta de "radiologia com presença física" de madrugada no São João

| Norte
Porto Canal com Lusa

O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos lamentou esta terça-feira que “num hospital de referência como o São João”, no Porto, “não exista radiologia com presença física no período entre as 01h00 e as 08h00 no serviço de urgência”.

Atualizado 12-06-2018 16:14

“É lamentável que isso aconteça, porque é fundamental a presença física de um radiologista para os colegas da cirurgia ou da ortopedia fazerem a cirurgia. Se não estiver um radiologista em presença física, muitas vezes não fazem a cirurgia, adiam-na”, afirmou Roque da Cunha.

Em declarações à Lusa, o dirigente do SIM defende que “é fundamental que tal como o Hospital de Santa Maria (Lisboa) tem presença física de radiologistas, o Hospital de Coimbra tem presença física, o Hospital de São João também tenha presença física de um radiologista”.

Sobre a oportunidade da denúncia, uma vez que a administração do “São João” disse à Lusa que o esquema do Serviço de Imagiologia se mantém inalterado desde há 10 anos, Roque da Cunha afirmou que “só na semana passada” o sindicato teve “a confirmação objetiva de que não há presença física de radiologista” naquele período.

“Já tínhamos denúncias, mas era necessário documentação onde isso estivesse expresso. Não podemos crer que haja medicina de segunda num hospital de referência como é o Hospital de São João”, frisou.

Questionada pela Lusa, a administração do Centro Hospitalar de São João (CHSJ) afirmou que o “São João” assegura “um serviço de qualidade na área da imagiologia, em todas as especialidades, com um esquema que se mantém inalterado há 10 anos. Não houve qualquer mudança recente”.

Numa resposta escrita enviada à Lusa, o CHSJ garante “24 horas de radiologia convencional, 24 horas de neurradiologia e 24 horas de neurradiologia de intervenção. Entre 08:00 e a 01:00 a TAC (Tomografia Computorizada) de Corpo é assegurada exclusivamente pelo CHSJ”.

Já no período entre a 01:00 e as 08:00, admitiu que o serviço “é assegurado por telerradiologia. Os exames são feitos no CHSJ e os relatórios são feitos à distância”.

“Entre as 08:00 e a 01:00, a Ecografia é assegurada pelos profissionais do CHSJ. Entre a 01:00 e as 08:00 só ecografias emergentes, realizadas pelo Serviço de Urgência”, acrescenta.

O dirigente do Sindicato Independente dos Médicos lamentou que o conselho de administração do CHSJ não responda à denúncia do SIM “reorganizando, para ter radiologia em presença física”.

“Dispensamo-nos de referir as múltiplas situações clínicas em que uma simples ecografia é um precioso auxiliar para o diagnóstico e atitude terapêutica em contexto de urgência”, lê-se na página do SIM na Internet.

Acrescenta que “o Sindicato Independente dos Médicos lida bem com a indignação precoce e quando promove as suas denúncias tem para elas suporte documental”.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.