PCP rejeita que o desemprego em Gaia se deva a falta de formação

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 23 jan (Lusa) - O PCP de Gaia recusa que o elevado número de desempregados naquele concelho esteja ligado à falta de qualificações, reagindo assim à ideia da autarquia socialista de criar um programa de combate ao desemprego dando destaque à formação.

"A verdade é que muitos dos desempregados do concelho são qualificados nas funções que outrora desempenharam nas fábricas e nas empresas nas quais trabalhavam. São estes que têm 'handicaps' e falta de formação que não lhes permite encontrar emprego?", questiona a comissão concelhia do PCP de Gaia num comunicado.

Na mesma nota, esta estrutura do PCP acusa os governos do PSD, CDS-PP e PS, de terem destruído "parte significativa do tecido produtivo do concelho" de Gaia "com a cumplicidade da governação local".

"Os trabalhadores especializados, agora sem emprego, têm a sua experiência e conhecimento laborais desprezados e considerados 'inúteis' para regresso ao mercado de trabalho. E ainda são individualmente responsabilizados pela sua 'incapacidade em encontrar emprego'", criticou o PCP.

A Concelhia comunista de Gaia reagia, assim, às declarações do presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, a 13 de janeiro, aquando do anúncio de que vai ser criado um programa de combate ao desemprego com os 300 mil euros atribuídos pelo Governo a este município através do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS+).

O programa anunciado então pelo autarca socialista tem duas vertentes: melhoria de qualificações dos desempregados e cativação de empresas para Vila Nova de Gaia.

À data, em declarações à agência Lusa, Vítor Rodrigues considerou que "o desemprego em Gaia é muito produto de um conjunto de 'handicaps' dos desempregados e da perda de postos de trabalho".

"O PCP repudia esta ideia e a tentativa de responsabilizar aqueles que ficaram sem o seu posto de trabalho, ou os que ainda não o conseguiram arranjar, pela sua própria situação de desemprego", lê-se no comunicado.

Os comunistas defendem "que muitos dos inscritos no Centro de Emprego são academicamente qualificados e com formação universitária, principalmente os mais jovens" e vincam que "não é na falta de formação ou na pouca qualificação ou em supostos handicaps individuais que reside o problema do desemprego no concelho".

"Mascarar as reais razões pelas quais o desemprego tem atingido máximos históricos desde o 25 de Abril de 1974" é o objetivo que o PCP de Gaia vê no programa de combate ao desemprego anunciado pela autarquia presidida por Vítor Rodrigues.

"É na rutura com estas políticas (políticas destrutivas do tecido produtivo, da economia e dos direitos laborais e sociais), na aposta na produção e na criação de emprego com direitos que reside a tão urgente resposta ao desemprego", afirma o PCP de Gaia.

PYT // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.