Padre português nomeado para tribunal da Santa Sé

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 jan (Lusa) - O sacerdote e professor português Saturnino da Costa Gomes foi hoje nomeado auditor do Tribunal da Rota Romana, que julga processos de apelo ao papa, anunciou a Santa Sé.

Madeirense, Manuel Saturnino da Costa Gomes é professor de Direito Canónico na Universidade Católica Portuguesa e juiz do Tribunal Patriarcal de Lisboa.

Saturnino da Costa Gomes, cuja tomada de posse está marcada para sexta-feira, será o único português a integrar o colégio de juízes daquele tribunal, passando a residir em Roma.

Membro da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos), Manuel Saturnino da Costa Gomes foi ordenado em 1983, na Sé do Funchal.

Doutorado em Direito Canónico pela Universidade Pontifícia Lateranense, de Roma, foi diretor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) entre 1996 e 2002.

Foi também o primeiro diretor do Centro de Estudos de Direito Canónico, atual Instituto Superior de Direito Canónico da UCP, do qual foi diretor até julho de 2011.

É membro da delegação da Santa Sé na Comissão Paritária para aplicação da Concordata e da Comissão da Liberdade Religiosa.

A Rota Romana é um tribunal de recurso que julga processos de apelo ao papa e causas provenientes dos tribunais de primeira instância da Santa Sé.

A Rota Romana tem ainda a seu cargo o julgamento de causas reservadas ao papa, relativas a chefes de Estado, cardeais, bispos, dioceses e outras pessoas jurídicas.

CFF // CC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".