Câmara de Oeiras retoma transporte Combus para deslocações entre freguesias

| Política
Porto Canal com Lusa

Oeiras, Lisboa, 11 jun (Lusa) -- O serviço de cariz social Combus, que disponibiliza carreiras urbanas de transporte coletivo entre freguesias no concelho de Oeiras, foi hoje retomado, após uma paragem de quatro anos, para complementar a rede de transportes públicos existente.

Servindo essencialmente a população idosa e desempregada, o Combus pretende "assegurar as deslocações de curta distância no quotidiano", indicou a Câmara Municipal de Oeiras, referindo que as carreiras urbanas vão circular, inicialmente, no percurso da freguesia de Algés, Linda-a-Velha e Cruz-Quebrada/Dafundo.

"Até junho do próximo ano deverá cobrir todas as freguesias do concelho", avançou a autarquia, acrescentando que o recomeço deste serviço de transporte vai ser feito "de modo experimental e com uma nova imagem, mais apelativa".

Na fase inicial, o Combus vai transportar a população de forma gratuita, "tendo depois um custo de 0,50 cêntimos", informou o município de Oeiras.

"Este serviço tem por objetivo colmatar lacunas dos oeirenses relativamente à rede de transportes públicos existente, nomeadamente ao nível do acesso a instituições e a serviços tais como mercados, centros de saúde, igrejas, farmácias e sedes de juntas de freguesia", afirmou a autarquia.

Fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Oeiras e a transportadora Vimeca, o serviço Combus foi inaugurado em junho de 2007 e suspenso em 28 de fevereiro de 2014, no mandato autárquico anterior - presidido pelo independente Paulo Vistas -, "o que motivou alguma contestação por parte dos munícipes, tendo mesmo sido feitas petições para trazê-lo de volta", disse o atual executivo, liderado por Isaltino Morais.

SYSM // MCL

Lusa/fim

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".