EUA/Coreia do Norte: Trump diz que cimeira de Singapura "vai correr muito bem"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Singapura, 11 jun (Lusa) -- O Presidente norte-americano, Donald Trump, disse hoje que "as coisas vão correr muito bem" durante a cimeira com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, que se realiza na terça-feira.

"Como sabe, temos uma reunião muito interessante amanhã [terça-feira] e creio que vai correr muito bem", disse Trump no início de um almoço de trabalho com o primeiro-ministro de Singapura, Lee Hisien Loong.

De acordo com fontes da Casa Branca, a cimeira vai começar com um encontro a sós entre Donald Trump e Kim Jong-un, antes da entrada das respetivas delegações.

Trump agradeceu a Lee Hisien Loong a "hospitalidade e o profissionalismo" de Singapura.

Pouco antes do encontro com Lee Hisien Loong, o Presidente norte-americano difundiu uma mensagem através da rede social Twitter sobre o "ambiente de entusiasmo" em Singapura antes do encontro com o líder norte-coreano.

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, referiu, entretanto, que Donald Trump está "bem preparado" para a reunião com Kim Jong-un, depois de ter participado em sessões informativas durante a última semana.

"A posição dos Estados Unidos continua a ser clara. Não há mudanças", acrescenta Pompeo através de um comunicado.

"Até ao momento temos tido reuniões produtivas e detalhadas, incluindo a reunião de hoje de manhã com os norte-coreanos", diz ainda Pompeo.

O secretário de Estado referia-se ao encontro de duas horas, que decorreu hoje em Singapura, entre as delegações dos Estados Unidos e da Coreia do Norte, destinado a preparar a agenda da cimeira.

No encontro esteve presente o embaixador dos Estados Unidos nas Filipinas, Sung Kim, especialista nas questões relacionadas com o programa nuclear norte-coreano.

A Casa Branca anunciou hoje que a delegação que acompanha Trump inclui John Bolton, assessor para a Segurança Nacional que provocou um atrito político com Pyongyang quando declarou, em maio, que os Estados Unidos deveriam aplicar na Coreia do Norte o "modelo da Líbia", referindo-se ao acordo entre Washington e Tripoli de 2003.

Na altura, o acordo com a Líbia eliminou o programa de armamento de Tripoli em troca de incentivos económicos.

Encontram-se também em Singapura o chefe de gabinete da Casa Branca, John Kelly; a porta-voz de Trump, Sarah Huckabee Sanders; Mira Ricardel, do gabinete de John Bolton, e Matthew Pottinger, responsável pelo departamento Ásia, também do gabinete de Segurança Nacional.

A cimeira entre Donald Trump e Kim Jong-un deve começar às 09:00 de terça-feira (02:00 em Lisboa), no hotel Capella de Singapura.

PSP // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.