Taiwan condena militarização no mar do sul da China

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Taipé, 11 jun (Lusa) - Taiwan condenou hoje a militarização no mar do Sul da China e desmentiu qualquer plano relativo ao uso pelos Estados Unidos da ilha de Taiping, situada naquelas águas e reivindicada por Pequim e outros países.

Em comunicado, a diplomacia da ilha defendeu a resolução das disputas "em conformidade com a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar" e a liberdade de navegação e sobrevoo, ao mesmo tempo que pediu que se detenha a militarização na região.

"Taiwan nunca teve planos para permitir utilizar a ilha Taiping - situada no arquipélago das Spratly - a nenhum país estrangeiro, incluindo os Estados Unidos", lê-se no comunicado.

O Governo de Taiwan fez ainda um apelo à imprensa para que não divulgue "notícias falsas" que possam perturbar os laços com a China ou exacerbar as disputas no mar do Sul da China.

Por fim, reiterou a política de utilizar a ilha de Taiping para trabalhos de "ajuda humanitária e pesquisa científica internacional".

Taiwan controla duas ilhas no mar do sul da China, Pratas e Taiping, e é um dos países que reivindica a soberania sobre este espaço estratégico rico em recursos naturais, juntamente com a China, Vietname, Filipinas, Malásia e Brunei.

FST // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.