Uso de telemóvel a caminhar altera postura e afeta equilíbrio

| País
Porto Canal / Agências

Washington, 23 jan (Lusa)- O uso de telemóvel durante o caminhar, sobretudo a escrita e leitura de mensagens de texto, altera a postura e o equilíbrio, segundo um estudo da Universidade de Queensland, Austrália.

A troca de mensagens de texto(sms) tornou-se numa das formas mais populares de comunicação, mas são poucos os estudos sobre o seu impacto na vida das pessoas.

Para o estudo, os cientistas observaram os movimentos corporais de 26 pessoas saudáveis enquanto caminhavam e usavam o telemóvel.

Cada uma caminhou a um ritmo confortável em linha reta uma distância de cerca de oito metros e meio enquanto fazia uma de três ações: caminhar sem usar o telemóvel, caminhar a ler um texto no telemóvel ou a escrever uma mensagem de texto.

Os investigadores avaliaram depois os movimentos corporais usando um sistema de análise tridimensional.

A escrita de mensagens de texto e, em menor medida, a leitura de texto alteraram os movimentos do corpo ao andar.

Comparativamente com uma caminhada normal, quando os participantes estavam a escrever textos caminhavam mais lentamente, desviavam-se mais da linha reta e mexiam o pescoço menos do que quando liam um texto.

Ainda que os braços e a cabeça se movessem em coordenação com o peito para reduzir o movimento relativo do telemóvel, facilitando a leitura e a escrita do texto, o movimento da cabeça aumentou, o que pode afetar negativamente o equilíbrio.

A maioria das pessoas coloca a cabeça para a frente e para baixo enquanto escreve ou lê no telemóvel.

Manter a cabeça nesta posição aumenta o peso sobre as vértebras superiores, o que poderá resultar no desalinhamento da coluna

Os investigadores alertam ainda que a escrita e leitura de textos no telemóvel pode aumentar o perigo para os peões quando caminham ou atravessam uma rua.

CFF // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.