Timor-Leste apresenta em Fevereiro em Haia exposição sobre acusações de espionagem contra a Austrália

| Mundo
Porto Canal / Agências

Díli, 23 jan (Lusa) - O ministro do Petróleo timorense disse hoje que Timor-Leste apresenta em fevereiro no tribunal arbitral de Haia a sua exposição sobre as acusações de espionagem contra a Austrália durante as negociações sobre o petróleo e o gás.

"Antes do Tribunal Internacional de Justiça, as duas partes tinham combinado que no dia 18 de fevereiro Timor-Leste faria a sua exposição, a Austrália responderia e assim sucessivamente num calendário definido até setembro ou outubro", afirmou o ministro do Petróleo timorense, Alfredo Pires.

Alfredo Pires falava à agência Lusa no parlamento nacional, onde decorre o debate na especialidade do Orçamento de Estado do governo timorense para 2014.

No final de 2012, o governo timorense fez um pedido de arbitragem internacional em Haia na sequência de acusações de espionagem contra a Austrália durante as negociações do Tratado sobre Determinados Ajustes Marítimos no Mar de Timor (CMATS).

Aquele tratado adia por 50 anos a discussão da fronteira marítima entre Timor-Leste e a Austrália e determina a divisão em 50 por cento para cada país da exploração dos recursos do Greater Sunrise, que vale biliões de dólares.

Em 2010, as negociações para exploração do Greater Sunrise com a petrolífera australiana Woodside entram num impasse, depois de o governo timorense recusar a proposta de exploração do poço numa plataforma flutuante, exigindo a construção de um gasoduto para desenvolver a costa sul do país.

Na quarta-feira, o Tribunal Internacional de Justiça acabou às audiências de um processo posto por Timor-Leste contra a Austrália a exigir a restituição dos documentos confidenciais apreendidos durante buscas ao escritório e residência do advogado australiano que representa o país no caso das acusações de espionagem.

Questionado pela Lusa sobre se os documentos confiscados pela Austrália são fundamentais para apresentar na exposição do próximo mês, Alfredo Pires disse que "há documentos importantes" com conselhos estratégicos dos advogados timorenses.

Na argumentação feita no Tribunal Internacional de Justiça, a Austrália comprometeu-se a não ler ou estudar os materiais apreendidos até que o Tribunal Internacional de Justiça decida sobre a queixa de Timor-Leste.

"Temos um bocadinho de dificuldade com essa solução, queremos acreditar, mas vamos ver se há outra solução que nos dê mais segurança", acrescentou Alfredo Pires.

MSE // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Investigadora portuguesa trabalha na criação de uma proteína para travar a malária

A microbióloga portuguesa Maria Rebelo está a trabalhar na produção de uma proteína que bloqueie o acesso de ligação do parasita que causa a malária à célula do hospedeiro e assim ajudar a travar a doença.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.