Requalificação do Areinho de Avintes, Gaia, inaugurada este domingo depois de obra de 1,2ME

Requalificação do Areinho de Avintes, Gaia, inaugurada este domingo depois de obra de 1,2ME
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Areinho de Avintes, em Vila Nova de Gaia, é este domingo inaugurado, após uma obra de requalificação orçada em 1,2 milhões de euros, numa sessão que inclui um concerto de Ana Moura, disse o presidente da autarquia local.

Em causa está uma requalificação integrada num projeto global que começa na escarpa da Serra do Pilar e visa a frente ribeirinha de Gaia, distrito do Porto, numa extensão de 17 quilómetros junto ao Rio Douro.

A inauguração da obra do Areinho de Avintes surge depois de também o Areinho de Oliveira do Douro ter sido alvo de intervenção semelhante, faltando agora outros pontos como Arnelas.

"É uma frente muito bonita, mas precisa de requalificação e de ganhar outra atratividade em termos turísticos, ambientais e de lazer. Trata-se de uma zona muito importante e cheia de potencial, mas que está ainda muito pouco explorada e reabilitada", disse à Lusa o presidente da câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.

A obra no Areinho de Avintes custou à autarquia cerca de 1,2 milhões de euros com uma comparticipação da Águas de Gaia, havendo a expectativa de que esta empreitada venha a receber fundos comunitários, mas só após uma fase de "maior maturação" do projeto, explicou o autarca.

Eduardo Vítor Rodrigues frisou que a reformulação do espaço foi integral, uma vez que foram intervencionadas as infraestruturas subterrâneas, nomeadamente águas pluviais e saneamento, bem como passeios, ciclovia, zona de merendas, entre outras áreas.

A cerimónia de inauguração está marcada para hoje pelas 16h00 com um concerto de entrada livre da artista Ana Moura.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.