Jornal Diário Jornal das 13

Requalificação do Areinho de Avintes, Gaia, inaugurada este domingo depois de obra de 1,2ME

Requalificação do Areinho de Avintes, Gaia, inaugurada este domingo depois de obra de 1,2ME
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Areinho de Avintes, em Vila Nova de Gaia, é este domingo inaugurado, após uma obra de requalificação orçada em 1,2 milhões de euros, numa sessão que inclui um concerto de Ana Moura, disse o presidente da autarquia local.

Em causa está uma requalificação integrada num projeto global que começa na escarpa da Serra do Pilar e visa a frente ribeirinha de Gaia, distrito do Porto, numa extensão de 17 quilómetros junto ao Rio Douro.

A inauguração da obra do Areinho de Avintes surge depois de também o Areinho de Oliveira do Douro ter sido alvo de intervenção semelhante, faltando agora outros pontos como Arnelas.

"É uma frente muito bonita, mas precisa de requalificação e de ganhar outra atratividade em termos turísticos, ambientais e de lazer. Trata-se de uma zona muito importante e cheia de potencial, mas que está ainda muito pouco explorada e reabilitada", disse à Lusa o presidente da câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.

A obra no Areinho de Avintes custou à autarquia cerca de 1,2 milhões de euros com uma comparticipação da Águas de Gaia, havendo a expectativa de que esta empreitada venha a receber fundos comunitários, mas só após uma fase de "maior maturação" do projeto, explicou o autarca.

Eduardo Vítor Rodrigues frisou que a reformulação do espaço foi integral, uma vez que foram intervencionadas as infraestruturas subterrâneas, nomeadamente águas pluviais e saneamento, bem como passeios, ciclovia, zona de merendas, entre outras áreas.

A cerimónia de inauguração está marcada para hoje pelas 16h00 com um concerto de entrada livre da artista Ana Moura.

+ notícias: Norte

Homem barrica-se em casa com seis reféns em Valongo

Um homem com cerca de 50 anos barricou-se com seis reféns, entre eles uma mulher grávida, em Susão, Valongo, e provocou um forte aparato policial na zona, apurou o Porto Canal junto do CDOS do Porto e no local.

Atualizado 17-08-2018 16:57

Aliados do Porto foi palco de mais uma manifestação dos lesados do BES

Os lesados do BES manifestaram-se em frente ao Novo Banco e por toda a Avenida dos Aliados a pedir a total compensação na totalidade dos montantes investidos.

Incêndio em fábrica de cortiça atinge habitação em Santa Maria da Feira

Um incêndio está a destruir parcialmente uma fábrica de cortiça na rua de S. José, em Santa Maria de Lamas, Santa Maria da Feira, e as chamas chegaram a atingir uma habitação sem causar feridos, apurou o Porto Canal junto dos Bombeiros Voluntários de Lourosa.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.