Info

Requalificação do Areinho de Avintes, Gaia, inaugurada este domingo depois de obra de 1,2ME

Requalificação do Areinho de Avintes, Gaia, inaugurada este domingo depois de obra de 1,2ME
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Areinho de Avintes, em Vila Nova de Gaia, é este domingo inaugurado, após uma obra de requalificação orçada em 1,2 milhões de euros, numa sessão que inclui um concerto de Ana Moura, disse o presidente da autarquia local.

Em causa está uma requalificação integrada num projeto global que começa na escarpa da Serra do Pilar e visa a frente ribeirinha de Gaia, distrito do Porto, numa extensão de 17 quilómetros junto ao Rio Douro.

A inauguração da obra do Areinho de Avintes surge depois de também o Areinho de Oliveira do Douro ter sido alvo de intervenção semelhante, faltando agora outros pontos como Arnelas.

"É uma frente muito bonita, mas precisa de requalificação e de ganhar outra atratividade em termos turísticos, ambientais e de lazer. Trata-se de uma zona muito importante e cheia de potencial, mas que está ainda muito pouco explorada e reabilitada", disse à Lusa o presidente da câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.

A obra no Areinho de Avintes custou à autarquia cerca de 1,2 milhões de euros com uma comparticipação da Águas de Gaia, havendo a expectativa de que esta empreitada venha a receber fundos comunitários, mas só após uma fase de "maior maturação" do projeto, explicou o autarca.

Eduardo Vítor Rodrigues frisou que a reformulação do espaço foi integral, uma vez que foram intervencionadas as infraestruturas subterrâneas, nomeadamente águas pluviais e saneamento, bem como passeios, ciclovia, zona de merendas, entre outras áreas.

A cerimónia de inauguração está marcada para hoje pelas 16h00 com um concerto de entrada livre da artista Ana Moura.

+ notícias: Norte

Embarcação que naufragou ao largo de Espinho localizada no fundo do mar

A Marinha Portuguesa informou hoje que localizou, no fundo do mar, a embarcação Mestre Silva que naufragou há uma semana ao largo de Esmoriz, no concelho de Espinho.

Hospital de São João da Madeira retoma obras no Serviço de Urgência

O Hospital de São João da Madeira já retomou as obras no Serviço de Urgência após divergências com o empreiteiro inicial e ajustará a nova intervenção à grande procura registada nessa valência, revelou hoje a administração da unidade.

Começou a remoção dos resíduos do Cachão em Mirandela

Os resíduos depositados no Complexo do Cachão, em Mirandela, Trás-os-Montes, começaram hoje a ser removidos depois de cinco anos de polémica e queixas com a perspetiva de a operação ser concluída até ao final do ano.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.