Air Canada liga a partir deste sábado o Porto a Toronto três dias por semana

| Norte
Porto Canal com Lusa

A Air Canada Rouge começou este sábado a voar para o Porto a partir de Toronto, numa ligação que vai manter-se até outubro, três dias por semana, anunciou a companhia.

Atualizado 11-06-2018 11:19

A partir deste sábado, as ligações do Porto para a maior cidade do Canadá acontecerão à segunda, quarta-feira e sábado, enquanto os voos para o Aeroporto Sá Carneiro acontecerão ao domingo, quarta e sexta-feira, variando o preço da viagem de ida e volta entre os 400 e 500 euros.

O primeiro voo, que ligou Toronto ao Porto chegou cerca das 10:30, com 263 pessoas a bordo, muitas delas portuguesas, que elogiaram o facto de poderem passar a viajar direto para o Norte.

Maria Pires foi um dos primeiros passageiros a abandonar o avião, depois de um trajeto que a trouxe deste Otava, onde reside, deixando elogios, mas também reparos: "sim, viajo todos os anos para Portugal e gostei desta viagem, apesar das cadeiras serem um pouco apertadas", disse, entre sorrisos.

"Costumo vir por Lisboa, depois para o Porto e seguimos de carro para Vila Nova de Cerveira. Esta nova rota dá-me mais jeito, é mais direta", observou.

Carlos Amorim reside em Winnipeg e, além de "passar menos tempo em viagens" para chegar ao Porto nesta opção, também elogiou o facto de "os preços compensarem".

Pierre Delacroix viajou pela "primeira vez para o Porto", proveniente de Toronto, a sua cidade, e considerou o primeiro voo "muito suave", deixando ainda elogios "à comida a bordo".

Em nome da empresa, a diretora de vendas, Margaret Skinner, esclareceu que a opção de abrir uma rota para o Porto decorre do facto de a Air Canada estar "a crescer em múltiplas direções e apostar em novos mercados internacionais".

"Chegar ao Porto é uma consequência natural desse crescimento e a resposta, até à data, tem sido muito forte", referiu a responsável, garantindo terem "uma posição muito competitiva" no mercado no que se refere aos preços das passagens.

Da nova rota, acrescentou ser "sazonal" e que "decorrerá entre junho e outubro", acontecendo os voos "uma vez por dia, três dias por semana".

"É uma aposta na comunidade portuguesa em Toronto, mas também abre as nossas ligações para os Estados Unidos e a América Latina, que poderão facilmente em Toronto encontrar os voos de ligação", esclareceu Margaret Skinner.

O diretor do aeroporto, Fernando Vieira, concordou com a importância da nova rota "primeiro por ser operada por uma grande companhia mundial, com uma rede de ligações muito importante", e também por ser "uma rota de longo curso".

"Este aeroporto está relativamente bem servido de rotas de médio curso, na Europa", revelou, citando ainda o facto de ser uma "ligação para um grande mercado, que além dos destinos turísticos tem grande interesses comerciais e de negócios" unindo a região Norte "a outra com uma comunidade portuguesa muito importante".

Referindo que existem "todas as condições para esta rota vir a ser um sucesso", Fernando Vieira deu conta que a negociação com a Air Canada "foi conversada durante muito tempo".

O primeiro voo, com o número AC1959, também repleto de passageiros, do Porto para Toronto, tinha a partida agendada para as 12:20.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.