Aberta discussão pública de regulamentos de urbanização e taxas de Matosinhos

| Norte
Porto Canal / Agências

Matosinhos, 23 jan (Lusa) -- As propostas para alteração dos regulamentos de urbanização e edificação e de taxas e outras receitas do município de Matosinhos estão a partir de hoje em discussão pública, por um período de 30 dias.

O aviso de abertura dos períodos de discussão pública foi publicado hoje em Diário da República.

De acordo com a publicação, os interessados devem a partir de agora dirigir por escrito as suas sugestões ao presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, dentro do prazo de 30 dias.

No dia 25 de novembro, a Câmara de Matosinhos aprovou, com os votos contra da oposição, um conjunto de propostas de alteração de taxas para reanimar o investimento.

Em declarações aos jornalistas no final da reunião extraordinária da Câmara de Matosinhos, o presidente explicou que foi aprovado um conjunto de propostas que "pretendem reanimar o investimento, nomeadamente no casco urbano, por parte dos promotores no concelho".

AS propostas foram aprovadas com os votos a favor da maioria, do vereador da CDU e os votos contra do PS e do PSD.

Segundo Guilherme Pinto, a ideia é "tratar de uma forma mais benéfica toda a recuperação de antigas unidades industriais, seja para o mesmo fim, seja para fins diversos.

A autarquia quer que "essas operações deixem de ser consideradas como tendo impacto relevante, isto é, deixem de pagar cedências de áreas verdes e equipamentos e passem a pagar taxas reduzidas em cerca de 50%".

Guilherme Pinto explicou ainda que o executivo decidiu "deixar de considerar como tendo impacto relevante todas as edificações que não se destinem a habitação, a comércio ou a armazenagem autónoma".

"E decidimos ainda selecionar zonas de investimento prioritário correspondente aos núcleos urbanos mais antigos do concelho, fazendo com que nesses núcleos não só se mantenha a isenção correspondente ao não pagamento de áreas verdes e equipamentos, mas também redução substantiva das taxas para todo o tipo de usos nessas zonas", disse.

O autarca considerou que esta é "uma revolução nas taxas", sublinhando a "coragem de definir zonas de investimento prioritário".

"As zonas prioritárias são a quadra marítima de Matosinhos, a quadra histórica de Matosinhos, a quadra romântica de Leça da Palmeira, antigo lugar do Paiço, lugar de Angeiras, núcleos antigos de todas as freguesias", acrescentou.

JAP (JF) // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Acidente de trabalho faz um ferido grave em Famalicão

Um acidente de trabalho fez uma vítima grave numa empresa de transportes, na manhã desta sexta-feira, na freguesia Cruz, em Vila Nova de Famalicão, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.