Primavera Sound: Fusão entre 'hip-hop' e 'rock' marca o segundo dia

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 08 jun (Lusa) - A$AP Rocky, Vince Staples, Grizzly Bear e Unknown Mortal Orchestra são alguns dos destaques do segundo dia do Primavera Sound, que hoje 'abre portas' com 'rock' barcelense pelas mãos de Solar Corona e Black Bombaim, no Porto.

Nascido em Harlem, em Nova Iorque, o membro do coletivo A$AP Mob estreia-se em Portugal, no Parque da Cidade, às 00:45, duas semanas após o lançamento do novo álbum "Testing", sucessor de "At. Long. Last. A$AP", de 2015, e "Long. Live. A$AP", disco de estreia em 2013, depois de aparecer nos radares do 'hip-hop' com a 'mixtape' "Live. Love. A$AP", no ano anterior.

Rakim Mayers, nome do nova-iorquino, colaborou por duas vezes com Vince Staples, que sobe ao palco principal às 22:45, havendo a possibilidade de ambos partilharem o mesmo espaço, ao som das faixas "Prima Donna" e "Samo".

O jovem 'rapper' de 24 anos, nascido em Compton, na Califórnia, tem levantado ondas desde o lançamento do álbum de estreia "Summertime'06", no qual as letras abrasivas e incisivas, audíveis em músicas como "Norf Norf", o consagraram como um narrador sem 'meias-palavras' de temas como a pobreza e o racismo.

Pela primeira vez em Portugal, Vince Staples vai apresentar o álbum aclamado pela crítica "The Big Fish Theory", do ano passado, marcado pelas sonoridades eletrónicas e 'avant-garde', lançado, curiosamente, depois de ter participado na faixa "Ascension", do recente trabalho dos Gorillaz, "Humanz".

Os nova-iorquinos Grizzly Bear e os neozelandeses Unknown Mortal Orchestra já são bem conhecidos do público portuense, somando, entre ambos, 13 presenças em território português, com a banda de "Can't Keep Checking My Phone" a estrear-se no festival às 01:00, depois de editar recentemente o quarto álbum, intitulado "Sex & Food".

"Painted Ruins", de 2017, é o nome do quinto álbum dos Grizzly Bear, que regressam ao Parque da Cidade do Porto, às 20:50, depois de cinco anos sem aumentar a discografia, iniciada em 2004, que conta com sucessos do 'indie rock' como "Two Weeks", "Knife" e "Gun-shy".

Como representantes do 'rock' mais 'pesado', destaque para o regresso dos The Breeders, que voltam após dez anos de ausência, notando-se também o pleno de presenças no festival dos Shellac, que ainda não falharam uma edição, e ainda os primeiros concertos do dia a cargo dos barcelenses Solar Corona e Black Bombaim, ambos às 17:00, embora em palcos diferentes.

Há ainda mais nomes a serem sublinhados, tais como o do produtor, baixista e compositor Thundercat, que já trabalhou em vários álbuns de artistas como Kendrick Lamar, Flying Lotus, Erykah Badu, entre outros, e que vem ao Primavera Sound depois de ter lançado "Drunk", no ano passado, álbum muito aplaudido pela crítica.

O produtor e DJ Four Tet encerra o palco Super Bock às 23:40, enquanto Fever Ray 'fecha' o palco SEAT, às 00:00, mas a festa ainda continua numa incursão eletrónica com 'sets' de Floating Points, Helena Hauff e ainda Marcel Dettman a encerrar a noite.

A sétima edição do NOS Primavera Sound no Porto continua hoje e termina no sábado, com passes gerais esgotados e bilhetes diários a custarem 60 euros. Sábado, o terceiro e último dia, encontra-se, porém, totalmente lotado.

Nesse dia vão marcar presença nomes como Nick Cave & The Bad Seeds, Public Service Broadcasting, Mogwai ou The War on Drugs.

AXYG (SIYF /CCM) // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.