Treze galerias portuguesas na ARCO, feira internacional de arte contemporânea de Madrid

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 jan (Lusa) - Treze galerias portuguesas vão participar na 33.ª edição da Feira Internacional de Arte Contemporânea - ARCO Madrid, onze no programa geral e duas numa secção paralela, que decorrerá de 19 a 23 de fevereiro na capital espanhola.

Este ano, a mais importante montra da arte contemporânea que se realiza na Península Ibérica vai ter a Finlândia como país convidado.

Globalmente, Portugal vai estar representado com 13 galerias, onze no programa geral e duas na secção Opening, sendo que nove galerias são de Lisboa, duas do Porto, uma de Braga e uma de Ponta Delgada, nos Açores.

A organização, da responsabilidade da Feira de Madrid (IFEMA), estabeleceu uma parceria com a Fundação Frame e a embaixada finlandesa na capital espanhola, para mostrar ao público uma visão ampla da arte contemporânea da Finlândia.

Na totalidade vão estar presentes cerca de 160 galerias de 25 países, desde os Estados Unidos, Reino Unido, França, Holanda, Itália, Dinamarca, Brasil, Argentina, Alemanha e Áustria, entre outros.

De Portugal estarão presentes, no programa geral, as galerias Baginski, Carlos Carvalho Arte Contemporânea, Cristina Guerra, Filomena Soares, Graça Brandão, Pedro Cera e Vera Cortés, de Lisboa, Quadrado Azul e Galeria Múrias Centeno, do Porto, Mário Sequeira, de Braga, e Fonseca Macedo Arte Contemporânea, de Ponta Delgada.

Na secção Opening, destinada a galerias com menos de sete anos, vão estar a 3+1 Arte Contemporânea e a Belo-Galsterer, ambas de Lisboa.

Segundo a organização, este ano foram ainda convidados cerca de 150 diretores de museus e curadores de arte de todo o mundo.

Nos encontros profissionais vão estar especialistas como Ruba Katrib, comissária do Sculpture Centre de Nova Iorque, Hans Ulrich Obrist, codiretor da The Serpentine Gallery, em Londres, e o português Miguel Amado, como curador independente.

Este ano realiza-se também o Encontro de Museus da Europa e da Iberoamérica, dirigido pelo curador português João Fernandes, ex-diretor do Museu de Serralves e atual subdiretor artístico do Museu Nacional Rainha Sofia, em Madrid.

A seleção das 13 galerias finlandesas, que vão participar nesta mostra de arte contemporânea, foi feita pelo comissário de exposições do Museu Kiasma de Helsínquia, Leevi Haapala.

Do programa também fazem parte novas atividades que incluem visitas a espaços culturais de Madrid, como as áreas fechadas habitualmente ao público no Teatro Real, os armazéns do Museu Rainha Sofia e o arquivo histórico da Fundação José Maria Castañé.

A organização da ARCO Madrid pretende, este ano, melhorar a visibilidade da feira e potenciar o intercâmbio entre galerias, profissionais e colecionadores.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.