Primavera Sound arranca hoje no Porto com Lorde, Father John Misty e Jamie XX

Primavera Sound arranca hoje no Porto com Lorde, Father John Misty e Jamie XX
facebook
| Norte
Porto Canal com Lusa

O festival Primavera Sound arranca hoje, no Parque da Cidade, no Porto, com destaque para a neozelandesa Lorde, cabeça de cartaz do primeiro de três dias de música, além de concertos de Father John Misty ou Jamie XX.

A cantora neozelandesa está em Portugal para apresentar "Melodrama" (2017), o segundo álbum da carreira da jovem de 21 anos, depois do sucesso obtido com "Pure Cocaine", disco lançado em 2013, que incluía o êxito "Royals".

O dia começa com os portugueses Fogo Fogo, pelas 17:30, à mesma hora que atuam, no Palco Super Bock, os Foreign Poetry, projeto do inglês Danny Geffin e do austríaco Moritz Kerschbaumer, que se estreiam no Primavera Sound depois de editarem o disco "Grace and Error on the Edge of Now", gravado em Lisboa.

Pelas 18:20 sobe ao palco principal o primeiro nome da sétima edição, com Waxahatchee, projeto da norte-americana Katie Crutchfield, que começou como um esforço acústico - e a solo - e se transformou numa banda, apresentando no Porto o quarto álbum de estúdio, "Out in the Storm".

Outro dos destaques de quinta-feira é o 'alter ego' musical de Joshua Tillman, Father John Misty, que estreia em Portugal o disco "God's Favorite Customer", lançado no dia 01 de junho.

O antigo baterista dos Fleet Foxes destacou-se com "I Love You, Honeybear", lançado em 2015, ou "Pure Comedy", do ano passado, e o indie rock e folk tem no norte-americano de 37 anos um dos representantes mais significativos dos últimos anos.

O 'rapper' Tyler the Creator também passa pelo Parque da Cidade durante o dia de hoje, com um concerto agendado para as 23:20 no qual se estreia em Portugal ao apresentar "Flower Boy", lançado em 2017 e nomeado para o Grammy de melhor disco rap, depois de em 2017 ter cancelado uma atuação inserida no festival Super Bock Super Rock.

Um dos concertos mais esperados é o de Jamie XX, que se celebrizou como membro da banda The XX, apresentando, a solo, o único trabalho de estúdio lançado em nome próprio até ao momento, "In Colour", que em 2016 foi nomeado para Melhor Álbum Eletrónico nos Grammys.

A atuação do britânico, marcada para as 00:25, deverá ainda incluir passagens pelo mais recente trabalho do grupo, "I See You", lançado em janeiro de 2017 e cuja influência de "In Colour", no estilo e abordagem estética, foi notada pela imprensa especializada.

No primeiro dia atuam ainda nomes como Motor City Drum Ensemble, Ezra Furman ou Mall Grab, incluindo o projeto português Moullinex, que lançou em maio o 'single' "Dream On", primeiro trabalho depois do terceiro álbum de estúdio, "Hypersex" (2017).

A sétima edição do NOS Primavera Sound no Porto realiza-se de quinta-feira a sábado, com passes gerais esgotados e os bilhetes diários a custarem 60 euros para os dois primeiros dias, estando o terceiro já totalmente lotado.

Na sexta-feira, vão marcar presença nomes como A$AP Rocky, Fever Ray, Vince Staples ou Grizzly Bear, enquanto o sábado conta com Nick Cave & The Bad Seeds, Public Service Broadcasting, Mogwai ou The War on Drugs.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.