PCP no litoral alentejano por mais "direitos e rendimentos" antes do OE2019

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 07 jun (Lusa) -- O PCP vai estar em jornadas parlamentares entre hoje e sexta-feira no litoral do Alentejo pela continuidade da "devolução de rendimentos e direitos", a dias do começo das negociações sobre o último Orçamento do Estado desta legislatura.

O líder da bancada comunista, João Oliveira, admitiu que "algumas matérias" a abordar pelos deputados comunistas "têm tradução orçamental", revelando que as negociações tripartidas ou o "exame comum" formal (entre Governo minoritário socialista e BE, PCP e PEV) vão começar "entre junho e julho", além dos contactos parlamentares regulares da denominada "geringonça", que existem numa base quase semanal, no mínimo.

"As jornadas parlamentares do PCP no litoral Alentejano concentram-se no tema da necessidade de prosseguir a devolução de direitos e rendimentos e de avançar com uma resposta aos problemas do país, naturalmente tendo em conta as características da região, abrangendo os distritos de Setúbal e Beja, mas considerando as grandes questões nacionais que continuam a colocar-se ao país", disse João Oliveira, vincando a "valorização de trabalho e trabalhadores".

O deputado comunista destacou ainda "a necessidade de reforço do investimento público em equipamentos e infraestruturas essenciais" em transportes [portos, ferrovias, rodovias], serviços públicos, como a saúde ou a educação, e a proteção social, especificamente através da Segurança Social.

"O facto de as jornadas parlamentares se realizarem no litoral Alentejano, obviamente com uma presença em Grândola -- e outros concelhos, como Alcácer do Sal, Santiago do Cacém, Odemira, Sines -, o simbolismo ajuda também a reforçar a justeza das nossas propostas", afirmou, questionado sobre a escolha da "Vila Morena" para centro dos trabalhos e se esse facto serviria para lembrar ao PS os valores na base do apoio do PCP à viabilização do Governo, em 2015.

Grândola, imortalizada pela voz de Zeca Afonso e utilizada como senha na Revolução do 25 de Abril de 1974, vai congregar os parlamentares comunistas e seus afazeres, mas a sessão de abertura, com a presença do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, realiza-se, hoje, na Pousada de Alcácer do Sal, pelas 12:00.

Os diversos deputados do PCP, em grupos divididos, têm então um extenso programa de contactos, reuniões e visitas junto de populações, trabalhadores, empresas, outras entidades e organizações dos diversos setores de atividade e a conferência de imprensa de conclusão dos trabalhos terá lugar no Cine Teatro Grandolense, na tarde de sexta-feira.

HPG // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".