Ana Catarina Mendes eleita secretária-geral adjunta do PS com 84,84% dos votos

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 06 jun (Lusa) - A Comissão Nacional do PS elegeu hoje Ana Catarina Mendes para o cargo de secretária-geral adjunta dos socialistas com 84,4% dos votos e o Secretariado Nacional, o órgão de direção partidário, com 85,66% dos votos.

Ana Catarina Mendes desempenha as funções de "número dois" da direção do PS desde o início de 2016, pouco tempo depois de os socialistas terem formado Governo com suporte parlamentar do Bloco de Esquerda, PCP e PEV.

Nesta primeira reunião da Comissão Nacional do PS após o recente Congresso da Batalha, foram ainda eleitos José Leitão para as funções de diretor da publicação "Portugal Socialista" e a deputada Edite Estrela para o cargo de diretora do "Ação Socialista".

Em relação ao Secretariado Nacional, o líder do PS, António Costa, decidiu promover a este órgão de direção sete membros do seu Governo.

Entram para o Secretariado Nacional do PS o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, e os secretários de Estado Alexandra Leitão, Ana Mendes Godinho, Graça Fonseca, Marcos Perestrello, Mariana Vieira da Silva e Pedro Nuno Santos.

Além destas sete entradas, Eurico Brilhante Dias, secretário de Estado para a Internacionalização, que já estava na direção eleita do PS em 2016, é o oitavo membro do Governo presente nesta equipa dirigente.

O Secretariado Nacional do PS é liderado por António Costa, tendo entre os membros inerentes a secretária-geral adjunta, Ana Catarina Mendes, e o presidente do partido e líder parlamentar, Carlos César.

Da equipa de direção formada em 2016 por António Costa, transitam para o novo elenco os presidentes de câmara Eduardo Vítor Rodrigues (Gaia), Fernando Medina (Lisboa), Isilda Gomes (Portimão) e Maria do Céu Albuquerque (Abrantes).

Continuam também a fazer parte deste órgão de direção, o jurista José Manuel Mesquita e o deputado socialista Porfírio Silva, além de Eurico Brilhante Dias, que esteve nas direções lideradas por António José Seguro.

João Galamba, vice-presidente da bancada socialista, saiu da Comissão Permanente e passa apenas a integrar o Secretariado Nacional, tendo deixado também de assumir as funções de porta-voz, que passam para a deputada Maria António Almeida Santos.

Em relação à nova Comissão Permanente, o professor universitário Rui Pena Pires e Maria da Luz Rosinha são os novos membros deste órgão operacional da direção deste partido e que é liderado pela secretária-geral Adjunta, Ana Catarina Mendes.

Rui Pena Pires, professor universitário no ISTE, é sociólogo e já fazia parte do Secretariado Nacional do PS desde 2016.

Por sua vez, Maria da Luz Rosinha, que ficará com o pelouro das autarquias, desempenhou as funções de presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e já pertencia ao Secretariado Nacional deste partido.

Na Comissão Permanente do PS mantêm-se em funções Francisco André (Relações Internacionais), Hugo Pires (Organização), Luís Patrão (administração e finanças), Maria Antónia Almeida Santos (porta-voz) e Susana Ramos (trabalho).

PMF // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.