AI denuncia novas detenções depois da amnistia de presos políticos na Birmânia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Banguecoque, Tailândia, 23 jan (Lusa) -- A Amnistia Internacional denunciou hoje a detenção na Birmânia de três ativistas, o que considera colocar em causa a credibilidade da amnistia de presos políticos decretada no final do ano passado pelo governo local.

De acordo com a organização, dois defensores dos direitos da propriedade da terra e um monge em greve de fome foram os primeiros a serem detidos por participarem em protestos pacíficos depois do perdão de 30 de dezembro.

"O governo do Myanmar esforçou-se por tentar convencer o mundo da sua mudança em relação aos direitos humanos. Mas estas detenções mostram claramente como continua com as mesmas táticas repressivas", disse a vice-diretora da AI na Ásia Pacífico, Isabelle Arradon, citada em comunicado.

A responsável considera que "as amnistias e perdões do ano passado perderão o sentido se as autoridades continuarem a acusar quem exerce pacificamente os seus direitos".

Os três detidos foram depois libertados com acusações ao abrigo da lei de reunião e manifestação pacífica, que, segundo a AI, impõe restrições de amplo alcance aos direitos de liberdade de expressão e reunião.

"A lei é utilizada quase exclusivamente contra manifestantes pacíficos e defensores dos direitos humanos que as autoridades consideram inadequados e deveria ser anulada ou modificada de imediato para cumprir os padrões internacionais", defendeu Arradon.

Depois de quase meio século governada por generais, a Birmânia iniciou em 2011 um processo de reformas democráticas com a dissolução da junta militar e um governo civil liderado por Thein Sein, primeiro-ministro do regime anterior.

PNE // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sanchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.