Energia nuclear marca campanha para eleição do governador de Tóquio

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, Japão, 23 jan (Lusa) -- A campanha para a eleição do governador de Tóquio, a 09 de fevereiro, arrancou hoje com a energia nuclear no centro da agenda, informou a agência Efe.

A candidatura do ex-primeiro-ministro nipónico, Morihiro Hosokawa, que defende o fim da aposta na energia nuclear pelo Japão, colocou no centro do debate o assunto polémico num país que, em março, assinala três anos do acidente de Fukushima, a pior tragédia atómica da história, a par de Chernobyl.

"Há quem considere inapropriado colocar o debate nuclear no centro da campanha. Mas, sem dúvida, que é o assunto mais importante, porque ameaça a vida e os interesses do povo", disse o político na apresentação da sua candidatura, na quarta-feira.

Hosokawa, de 76 anos, que foi primeiro-ministro entre 1993 e 1994, tem como principal adversário eleitoral o conservador e ex-ministro da Saúde Yoichi Masuzoe, de 65 anos.

Estão também na corrida Toshio Tamogami, ex-oficial do exército e conhecido nacionalista de 65 anos, e o ex-decano da Ordem dos Advogados do Japão Kenji Utsunomiya, de 67 anos, que também se opõe à energia nuclear.

Hosokawa uniu forças com o também ex-primeiro-ministro Junichiro Koizumi, considerando ambos que Tóquio é fundamental para pressionar o governo central a desistir de reativar os reatores nucleares.

Os Jogos Olímpicos, que Tóquio vai acolher em 2020, será outro dos principais temas que marcará a campanha eleitoral, a par de outros assuntos como o envelhecimento da população e a necessidade de a cidade, que é uma das maiores do mundo com 13,2 milhões de habitantes, se preparar para a possibilidade de um grande terramoto.

Cerca de 10,8 milhões de eleitores são chamados a eleger o governador de Tóquio depois de Naoki Inose se ter demitido do cargo, a 19 de dezembro, após ter sido tornado público que recebeu um empréstimo de um grupo empresarial acusado de orquestrar uma fraude nas eleições de 2012.

O cargo de governador de Tóquio é considerado por muitos como o segundo mais importante do Japão, depois do de primeiro-ministro.

PNE // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial