Mineiros dos maiores produtores mundiais de platina na África do Sul fazem greve

| Mundo
Porto Canal / Agências

Joanesburgo, África do Sul, 23 jan (Lusa) -- Os mineiros que trabalham para os três principais produtores mundiais de platina na África do Sul estão em greve para reclamar aumentos salariais, informou a agência AFP.

Para minimizar o risco de violência, a Impala Platinum (Implats), número dois mundial do setor, decidiu suspender "durante o tempo que for necessário" a atividade em Rustenburg, no norte da África do Sul, de onde sai a maior parte da platina utilizada no mundo, disse um porta-voz da empresa.

A greve deve também afetar a Anglo American Platinum (Amplats) e a Lonmim, número um e três mundiais do setor, respetivamente.

A justiça sul-africana ordenou o adiamento da greve nas minas de ouro enquanto analisa uma queixa dos trabalhadores, decisão que foi aceite pelo sindicato.

O governo procura organizar o mais depressa possível uma reunião para a retoma das negociações entre patronato e o sindicato, mas um primeiro encontro, previsto para sexta-feira, foi cancelado.

O sindicato reclama um salário base equivalente a 840 euros ou um aumento de mais de 100%, rejeitando os 8 a 8,5% propostos pelo patronato.

PNE // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.