Bruxelas só dará verbas aos bancos se o país estiver à beira da falência

Bruxelas só dará verbas aos bancos se o país estiver à beira da falência
| Economia
Porto Canal

Os países da zona euro só devem poder pedir ajuda direta a Bruxelas para os bancos 'a fundo perdido' se a própria economia do país estiver em risco de falência, de acordo com um relatório preliminar da Comissão Europeia, citado pela Bloomberg.

Caso contrário, escreve o relatório, o Mecanismo de Estabilidade Europeu (MEE) deve emprestar fundos ao país em causa, que depois terá a responsabilidade de os canalizar para as instituições financeiras que dele necessitem, como aconteceu em Espanha, diz o documento que está a ser citado pela agência financeira Bloomberg.

A ajuda direta do MEE faz parte da estratégia da União Europeia para melhorar o sistema bancário através de uma supervisão conjunta e de regras harmonizadas sobre como lidar com os bancos em dificuldades.

Um país com bancos com dificuldades financeiras "só se candidatará para uma recapitalização se as suas finanças públicas estiverem seriamente em risco", refere o relatório que deverá ser divulgado nas próximas semanas, juntamente com o plano de Bruxelas para uma abordagem geral ao sistema bancário europeu.

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.