Presidente da República Centro-Africana quer mais soldados

| Mundo
Porto Canal / Agências

Paris, 23 jan (Lusa) -- A Presidente de transição da República Centro-Africana, Catherine Samba Panza, afirmou, em declarações hoje publicadas na imprensa francesa, que o país "não tem soldados suficientes" da comunidade internacional para "restabelecer a paz".

"O número de soldados atual não é suficiente para restaurar a ordem em Bangui. Não há soldados suficientes na República Centro-Africana", disse.

Catherine Samba Panza espera que outros países sigam o exemplo de França, que enviou 1.600 soldados para o país desde o início de janeiro, e indicou que os seus colaboradores vão efetuar uma análise para determinar as necessidades reais do país.

A prioridade da Presidente de transição é, apontou, reabilitar as forças de defesa e segurança nacional, que "estão espalhadas por todo o território, temendo pela sua segurança".

Episódios de violência registados na quarta-feira em Bangui, a capital, causaram, pelo menos, dez mortos.

PNE // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.