José Manuel Borges é o novo treinador da natação portista

| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

José Manuel Borges, sócio número 3.307 do FC Porto, é o novo treinador da natação portista, tendo rubricado com o clube um contrato válido para as próximas duas temporadas. José Manuel Borges sucede, assim, a José Alexandre Silva no comando técnico da natação azul e branca.

Atualizado 06-06-2018 11:36

Nascido a 9 de agosto de 1962 em Massarelos, no Porto, José Manuel Leitão Borges licenciou-se em Ciências do Desporto na FCDEF-Universidade de Coimbra e concluiu o mestrado em Alto Rendimento em Madrid, além de ser treinador de grau IV. Como atleta, representou o FC Porto entre 1972 e 1980 e sagrou-se campeão nacional e regional, tendo sido também recordista nacional.

Com inúmeras distinções individuais e coletivas ao longo de praticamente três décadas, José Manuel Borges é uma figura de relevo na natação nacional e tem no currículo três edições dos Jogos Olímpicos enquanto treinador: Atlanta 1996, Atenas 2004 e Londres 2012. Nas seleções nacionais, contabiliza 67 presenças como treinador e/ou selecionador nacional.

Momentos depois de rubricar o vínculo com os Dragões, José Manuel Borges admitiu sentir falta das piscinas e do típico cheiro a cloro, salientando que abraça este novo desafio com um prazer redobrado por se tratar do FC Porto: "Fiz aqui a minha formação como atleta e foi aqui que comecei como treinador. Esta é uma segunda casa para mim. É uma honra e um privilégio voltar agora para liderar a natação do FC Porto", disse.

Quanto a Luís Fernandes, responsável pela secção de natação do clube, admitiu que esta mudança se deve à vontade do clube em alterar o estilo a que estava habituado. O objetivo, disse ainda, é continuar a desenvolver o bom trabalho que vinha sendo feito pelo anterior técnico, que, na hora da saída, mereceu rasgados elogios.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.