Obama defende necessidade de integrar tribos no exército do Iraque

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 23 jan (Lusa) - O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, discutiu na quarta-feira com o presidente do parlamento iraquiano a necessidade de integrar dirigentes e combatentes das tribos sunitas nas forças armadas iraquianas.

Obama juntou-se à reunião em Washington entre o presidente do parlamento iraquiano e a principal figura sunita do país, Osama al-Nujaifi, e o vice-presidente norte-americano, Joe Biden.

"O Presidente encorajou os dirigentes iraquianos a continuarem a dialogar para que as reivindicações legítimas de todas as comunidades possam ser tomadas em conta no processo político", disse a Casa Branca em comunicado.

A mesma nota refere que as "duas partes acordaram sobre a necessidade de medidas de segurança e políticas destinadas a combater o terrorismo e evocaram as medidas que permitirão formalmente integrar as forças tribais e locais nas infraestruturas de segurança" iraquianas.

Várias zonas do oeste do Iraque estão sob o controlo dos rebeldes, considerados pelo Governo iraquiano como terroristas membros da Al-Qaida.

PNE // JCS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.