ONU cria comissão para investigar abusos na República Centro-Africana

| Mundo
Porto Canal / Agências

Nova Iorque, 23 jan (Lusa) -- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, nomeou na quarta-feira os membros de uma comissão de investigação internacional sobre as violações dos direitos humanos cometidas na República Centro-Africana.

De acordo com uma resolução adotada a 05 de dezembro pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, esta comissão será responsável por investigar, durante um período inicial de um ano, os abusos cometidos desde 01 de janeiro na República Centro Africana e encontrar os seus responsáveis.

Segundo um comunicado da ONU, a comissão será formada por três especialistas em direitos humanos, nomeadamente pelo mexicano Jorge Castaneda, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, por Fatimata M'Bave, advogada da Mauritânia e vice-presidente da Federação Internacional dos Direitos Humanos, e por Bernard Acho Muna, advogado dos Camarões e vice-procurador do Tribunal Penal Internacional para o Ruanda.

Muna irá presidir a comissão.

Os três membros da comissão vão reunir-se em breve em Nova Iorque com Ban Ki-moon antes de partirem para Genebra e depois para Bangui para iniciar a investigação, cujas conclusões serão apresentadas em junho de 2015 ao Conselho de Segurança.

A República Centro-Africana tem estado mergulhada num caos desde a tomada do poder, em março do ano passado, pela rebelião maioritariamente muçulmana do Seleka, e tem sido palco de confrontos regulares entre membros das comunidades muçulmana e cristã.

A violência deixou cerca de um milhão de pessoas deslocadas e outros 2,6 milhões necessitam de ajuda humanitária.

PNE // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.