Alberto Santos escolhe ex-ministro Arlindo Cunha para mandatário à distrital do Porto

| Política
Porto Canal com Lusa

Porto, 05 jun (Lusa) -- O advogado e ex-presidente da Câmara de Penafiel Alberto Santos, candidato à presidência da Distrital PSD do Porto, escolheu para seu mandatário o antigo ministro da Agricultura e das Cidades Arlindo Cunha pela "competência, dedicação e historial".

Em declarações hoje à agência Lusa, o social-democrata explicou que Arlindo Cunha é um militante de base, tem um grande historial no partido e sempre demonstrou humildade para assumir papéis de relevância e grande capacidade de intervenção.

Mas, além desta questão, Alberto Santos confessou que a escolha teve também por base uma razão simbólica e sentimental porque o ex-governante foi seu professor e mestre na Universidade Católica, pessoa com quem "aprendeu muito" em termos profissionais.

"Depois, quanto ao simbolismo, de referir que foi ele que esteve no lançamento da minha primeira candidatura a presidente da Câmara de Penafiel, foi a minha apresentação para um projeto que viria a vencer e me levou a estar 12 anos à frente da autarquia", salientou.

O candidato frisou que por todas estas razões, e também pela sua competência, forma de estar na vida pública, disponibilidade para ser militante de base e assumir cargos de importância nacional e regional, levaram à sua escolha.

Questionado sobre os nomes que compõem a sua lista, Alberto Santos afirmou que, para já, não queria avançar pormenores, deixando para "mais tarde" esses anúncios.

A prioridade não são os lugares, mas sim o projeto e mensagem para o distrito do Porto que Alberto Santos quer "renovado, regenerado e próximo das pessoas".

Já sobre o facto de esta candidatura significar já estar a pensar na liderança da Câmara Municipal do Porto, o social-democrata foi perentório em dizer que "nada tem a ver com isso".

"Não, não tem nada a ver. A minha candidatura não tem esse objetivo, mas sim criar condições para termos uma Distrital do PSD mais focada nos problemas das pessoas, mais interligada com a sociedade e mais presente".

De recordar que Arlindo Cunha, de 67 anos, economista, professor e político, foi ministro da Agricultura, Pescas e Alimentação no Governo de Aníbal Cavaco Silva, tendo sido sob o seu exercício que o Conselho de Ministros da Agricultura da União Europeia aprovou a reforma da Política Agrícola Comum, em 1992.

Já no Governo de Durão Barroso, Arlindo Cunha assumiu a tutela das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente.

Alberto Sousa junta-se ao professor catedrático da Faculdade de Medicina do Porto Rui Nunes e ao vice-presidente da Comissão Política Distrital do PSD/Porto Miguel Santos na corrida à presidência do PSD/Porto, estrutura liderada pelo ex-presidente da câmara da Maia, Bragança Fernandes, desde 2016, altura em que sucedeu a Virgílio Macedo.

As eleições para a Distrital PSD do Porto serão convocadas para uma data entre 30 de junho e 07 de julho, sendo que os mandatos são de dois anos.

SYF (LIL) // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Após polémica, adjunta do ministro das Finanças recua e decide não assumir funções

Patrícia Dantas recua e não vai assumir funções de adjunta do ministro das Finanças, de acordo com nota enviada pelo gabinete do Ministro das Finanças.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".