Moção sobre fundos comunitários "tem absoluta fundamentação" - Rui Moreira

| Política
Porto Canal / Agências

O presidente da Câmara do Porto disse hoje que "ficaria muito feliz" em não ter razão nas preocupações sobre os fundos comunitários, garantindo que a moção tem "absoluta fundamentação" e tudo foi noticiado pela comunicação social sem nenhum desmentido.

A Câmara do Porto aprovou na terça-feira uma moção afirmando que "a Comissão Europeia recusou assinar o Acordo de Parceria proposto pelo Estado português", ação que provocou a reação do Governo -- que alertou para as "incorreções objetivas" desta moção - e de Bruxelas, que também desmentiu a autarquia.

Hoje, em declarações aos jornalistas à margem da apresentação da campanha "Voto no Porto", o presidente da autarquia, Rui Moreira, começou por dizer que "se há circunstância em que ficaria muito feliz em não ter razão é esta".

"As notícias que hoje vieram a lume por parte do Governo de Portugal dizem que a cidade do Porto e que o presidente da Câmara do Porto não têm razão em estar preocupados. Se assim for direi que se há uma situação em que eu terei todo o prazer em estar enganado será esta", reiterou.

Mas Rui Moreira deixou a garantia de que tudo aquilo que foi escrito na moção "tem absoluta fundamentação".

"Tudo aquilo foi noticiado pela comunicação social nos últimos dez dias. Nós não vimos nenhum desmentido então. O facto de então não haver nenhum desmentido também credibiliza de alguma maneira a nossa posição", justificou.

O presidente da Câmara do Porto insistiu que as informações que a autarquia tem sobre esta matéria "são preocupantes".

"E principalmente nós não nos podemos esquecer que nos últimos quadros comunitários -- estamos no quinto -- as coisas correram sempre mal e os resultados estão à vista", recordou.

Rui Moreira rejeita por isso queixar-se "depois de as coisas correrem mal", considerando que se deve "alertar os responsáveis do país antes das coisas correrem mal".

"Conseguimos que na câmara, o Partido Comunista votasse connosco, houvesse um deputado do PSD que votasse connosco e até os outros que tinham dito que iam votar contra acabaram por se abster e isso tem um significado para nós muito importante: as pessoas reconhecem que esta é uma preocupação para a cidade e para a região", concluiu.

A Câmara do Porto aprovou na terça-feira uma moção, apresentado por Rui Moreira, afirmando que "a Comissão Europeia recusou assinar o Acordo de Parceria proposto pelo Estado português por considerar que este não acautelava os mecanismos de promoção de coesão territorial e de valorização das regiões de convergência, nomeadamente da região Norte".

Já hoje, a concelhia do PSD/Porto e dois vereadores na autarquia exigiram que o presidente da Câmara do Porto faça "um pedido de desculpas formal à cidade" pela "vergonha institucional" de ter faltado à verdade nesta questão.

+ notícias: Política

Já são conhecidos os ministros de Economia e das Finanças

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. Destacam-se na composição do governo Joaquim Miranda Sarmento, como ministro das Finanças, e Pedro Reis, como responsável pela pasta da Economia, como avança o jornal Eco.

Já se sabem mais oito nomes que vão compor o novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. No entanto, já há nomes para oito pastas no novo Governo, confirma a SIC Notícias.

Programa do governo será debatido no dia 11 e 12 de abril

A Assembleia da República vai debater o programa do XXIV Governo Constitucional a 11 e 12 de abril, documento que será entregue no dia 10, foi esta quinta-feira anunciado pelo presidente do parlamento.