Circulação ferroviária com perturbações às 07h30 devido à greve

Circulação ferroviária com perturbações às 07h30 devido à greve
| País
Porto Canal com Lusa

A circulação ferroviária, que esteve afetada na segunda-feira devido à greve dos trabalhadores do setor, estava às 07h30 desta terça-feira a fazer-se ainda com perturbações, segundo uma fonte da CP.

A "circulação ferroviária está quase normalizada em Lisboa e no Porto, havendo ainda a registar alguns atrasos", disse a fonte.

Na segunda-feira, o presidente da CP -- Comboios de Portugal já tinha dito que as supressões, que se iniciaram no domingo -- um dia antes do início da greve --, deveriam manter-se até hoje, tendo em conta "a natureza e o modelo de exploração da CP".

Sobre os efeitos da adesão à greve, este responsável disse na segunda-feira que o número de supressões, entre as 00:00 e as 16:00 de segunda-feira, foi "superior a 84%".

Por sua vez, o Sindicato Ferroviário da Revisão e Comercial Itinerante (SFRCI) apontou para uma supressão de 85% dos comboios em todo o país, adiantando que houve "100% de adesão na área comercial".

Os trabalhadores ferroviários da CP, Medway e Takargo estiveram em greve contra a possibilidade de circulação de comboios com um único agente.

Os sindicatos consideram que "a circulação de comboios só com um agente põe em causa a segurança ferroviária -- trabalhadores, utentes e mercadorias" --, e defendem, por isso, que "é preciso que não subsistam dúvidas no Regulamento Geral de Segurança (RGS)".

Os ferroviários rejeitam alterações ao RGS com o objetivo de reduzir custos operacionais e consideram que a redação do Regulamento Geral de Segurança, em discussão nos últimos meses, deixa em aberto a possibilidade de os operadores decidirem se colocam um ou dois agentes nos comboios.

O presidente da CP -- Comboios de Portugal disse que a paralisação dos trabalhadores ferroviários teve um impacto na ordem dos 1,3 milhões de euros e garantiu que os comboios vão continuar a operar com dois agentes.

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Portugal com 20 casos confirmados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.