Rui Moreira vai recorrer para o Constitucional do 'chumbo' à Empresa de Cultura do Porto

| Norte
Porto Canal com Lusa

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, anunciou esta segunda-feira que vai recorrer ao Tribunal Constitucional (TC) depois de o Tribunal de Contas (TdC) ter chumbado o recurso sobre a criação da Empresa Municipal de Cultura do Porto (EMCP).

Atualizado 05-06-2018 11:59

O autarca revelou também que já hoje colocou à consideração do Primeiro Ministro, António Costa, "uma nova iniciativa legislativa urgente que, sem margens para dúvidas, torne ainda mais claro o alcance da norma que exceciona as empresas municipais de cultura", considerando ainda que a interpretação do TdC é "inconstitucional por ser discriminatória".

"Cumprindo o mandato que possuo e as deliberações municipais que a seu tempo foram tomadas, cabe-me representar o município em juízo e fora dele. Vou, por isso, remeter a decisão para recurso ao Tribunal Constitucional", revelou Rui Moreira.

O Tribunal de Contas (TdC) chumbou pela segunda vez a EMCP por não ser "tendencialmente autossustentável", devido à "insuficiência do estudo de viabilidade económica" e a violações do regime jurídico de atividade empresarial".

O acórdão de 29 de maio, publicado hoje na página da Internet do TdC, justifica a nova "recusa de visto à criação da EMCP", com base na "nulidade da minuta", quer por força de insuficiência do estudo sobre viabilidade económico-financeira, em violação [...] do Regime Jurídico da Atividade Empresarial Local e das Participações Sociais (RJAEL), quer porque a empresa [...] não é 'tendencialmente autossustentável', conforme exigido [...] no RJAEL".

O PS considerou hoje que o chumbo do Tribunal de Contas à Empresa Municipal de Cultura do Porto (EMCP) resultou de um processo conduzido "à pressa" e de "forma leviana" pela maioria de Rui Moreira na Câmara do Porto.

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

A chuva veio para ficar? A previsão para os próximos dias

A chuva que começou a atingir o Norte de Portugal esta semana não vai dar tréguas assim tão cedo. Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), a previsão é que a precipitação continue a cair, pelo menos, até ao final da próxima semana, com as temperaturas a caírem no período da Páscoa.

Herman José, o rei do humor que foi "adotado" pelo FC Porto

Já com sete décadas de vida e 50 anos de carreira, Herman José, o conhecido humorista português, foi acarinhado pelo clube azul e branco nos inícios de carreira, não só pelo talento, mas também pelo carinho e profissionalismo demonstrados pelo humorista no retrato dos nortenhos.