Enfermeiros do Centro Hospitalar Tondela-Viseu exigem mais profissionais

| País
Porto Canal com Lusa

Meia centena de enfermeiros do Centro Hospitalar Tondela-Viseu e algumas dezenas de cidadãos manifestaram-se esta segunda-feira à porta do Hospital de Viseu e reclamaram a contratação imediata de mais profissionais, sob ameaça dos serviços colapsarem.

Atualizado 05-06-2018 12:01

"Tendo em conta as carências que já se vêm sentindo nesta instituição e que, a partir de 01 de julho, os enfermeiros com contrato individual de trabalho passarão das 40 para as 35 horas semanais, era necessário mais uma centena destes profissionais", disse à agência Lusa Alfredo Gomes, do Sindicato dos Enfermeiros de Portugal.

Segundo o sindicalista, no Centro Hospitalar Tondela-Viseu mais de metade dos 855 enfermeiros vão passar a fazer 35 horas semanais a partir do início do próximo mês.

Neste momento, acrescentou, "só para a passagem destes enfermeiros das 40 para as 35 horas semanais era já urgentíssimo a contratação de mais de 63 enfermeiros".

"Ou contratam os enfermeiros necessários para cobrir estas horas ou então não sabemos qual a situação: encerrar serviços, que esperemos que não aconteça, mas se não houver meios alguma solução destas será tomada", adverte Alfredo Gomes.

O sindicalista alerta ainda que já existem serviços "abaixo dos mínimos" recomendáveis e que não podem reduzir mais o número de enfermeiros por turno: "Só fechando".

"Como estão as coisas neste momento, os cuidados de saúde que se prestam aos doentes não têm a qualidade que se exige. Nós próprios o admitimos, porque num serviço onde são necessários cinco enfermeiros no turno e só estão três não é possível prestar os cuidados que os doentes merecem", sublinhou.

Alfredo Gomes adiantou também que o anúncio do conselho de administração do Centro Hospitalar Tondela-Viseu para a contratação de 20 enfermeiros ainda não recebeu despacho favorável da tutela, que é o "grande entrave".

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.