Alemanha beneficia com reformas estruturais noutros países europeus - Merkel

| Política
Porto Canal / Agências

Berlim, 08 jun (Lusa) - Na tradicional mensagem semanal aos cidadãos, a chefe do Executivo alemão fez um balanço do mandato e perspetivou as próximas iniciativas, já com as eleições de 22 de setembro em pano de fundo, de acordo com a agência EFE.

Merkel citou um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) que dá conta de uma boa situação laboral na Alemanha, embora esse mesmo relatório afirme também que o país só pode crescer mais rapidamente se a economia europeia também acompanhar o movimento de recuperação.

Assim, considerou a responsável, é "de grande interesse" para a Alemanha que o resto dos países europeus, nomeadamente os da zona euro, consigam implantar reformas estruturais que potenciem o crescimento económico e melhorem "as oportunidades de trabalho dos seus cidadãos".

"A economia alemã está tão marcada pelas grandes multinacionais como pela multiplicidade de excelentes pequenas e médias empresas", salientou a governante, considerando que a grandeza do país e o lugar de 'motor' da economia europeia resulta da combinação destes dois fatores.

A este respeito, Merkel lembrou a lei que cria um 'Blue Card' para os trabalhadores estrangeiros mais qualificados de países fora da União Europeia.

MBA // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"Não fazia qualquer sentido". Rui Moreira confirma ter recusado convite para número 2 da AD às Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, confirmou esta terça-feira que foi convidado no domingo à noite por Luís Montenegro para ser o número dois da lista da AD ao Parlamento Europeu, mas recusou.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".