Câmara de Ourém lança novo concurso para sistema de mobilidade de Fátima

| País
Porto Canal / Agências

Ourém, 22 jan (Lusa) -- A Câmara de Ourém vai lançar um novo concurso para a implementação do sistema integrado de mobilidade de Fátima, investimento de 883 mil euros para reorganizar o tráfego, o estacionamento e a mobilidade na cidade santuário.

"O objetivo é reorganizar o tráfego, o estacionamento e a mobilidade dentro da cidade de Fátima, com um conjunto de equipamentos que vão permitir gerir o trânsito automóvel", explicou hoje o presidente da Câmara, Paulo Fonseca.

O primeiro contrato não obteve o visto do Tribunal de Contas, que considerou ilegal o "modelo de avaliação das propostas que foi adotado", assim como ter sido violado o "dever de boa fundamentação na respetiva aplicação e a correspondente suscetibilidade de alteração do resultado financeiro do procedimento".

A câmara interpôs recurso, mas o plenário da 1.ª secção do Tribunal manteve a recusa de visto, pelo que o município aprovou um novo concurso.

Explicando que o investimento "contempla alguma obra física", Paulo Fonseca esclareceu, contudo, que "a maior parte é equipamento informático e 'software', que ficará centralizado" no posto territorial de Fátima da GNR.

O sistema, além da implementação de sinalética digital e de dispositivos que permitem fazer a contabilidade das entradas e saídas de veículos dos parques de estacionamento, contempla a criação de vários postos informativos na cidade aos quais podem recorrer peregrinos e turistas, caso estejam perdidos ou necessitem de saber a localização de algum estabelecimento ou mesmo em situação de urgência, exemplificou o autarca.

"Dos cinco milhões de pessoas que visitam Fátima, há quem não conheça a localização de hotéis ou o contacto dos bombeiros", apontou.

O investimento prevê, igualmente, a criação de um sítio na Internet onde vai constar diversa informação, a centralização dos parcómetros, o reforço da videovigilância e a implementação do centro de controlo integrado e do sistema de comunicação global, cuja monitorização e operação é garantida pela GNR.

A candidatura comunitária para este projeto -- que tem uma área de intervenção que inclui o centro da cidade e as principais vias de acesso - está aprovada, devendo o município assegurar uma comparticipação de 15 por cento no custo, referiu ainda Paulo Fonseca, esperançado de que na próxima peregrinação de 12 e 13 de maio ao Santuário de Fátima se possa estrear o sistema.

À agência Lusa, o responsável pelas relações públicas da GNR de Santarém, major Duarte da Graça, considerou que "o sistema de mobilidade é uma mais-valia para os peregrinos e turistas que se dirigem a Fátima".

"Tendo um conjunto da informação das vias e parques que estão disponíveis, pode ser dada informação a todos os condutores dos locais onde se devem dirigir, para perderem menos tempo e, desta forma, evita-se que ocorram congestionamentos", observou Duarte da Graça.

O responsável realçou ainda que "em caso de acidente ou outra ocorrência a resposta das autoridades passa também a ser mais rápida".

SR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.