Matosinhos vai ter parque aquático para crianças com necessidades especiais

| Norte
Porto Canal com Lusa

A unidade de cuidados continuados e paliativos pediátricos Casa Kastelo, em Matosinhos, vai construir um parque aquático adaptado a crianças com necessidades especiais.

Atualizado 03-06-2018 11:55

O parque lúdico, cuja primeira pedra é lançada hoje às 11:00, vai ter aparelhos aquáticos adaptados a crianças com mobilidade física muito reduzida, informou a instituição, em comunicado.

A abertura deste espaço, prevista para julho, tem por objetivo melhorar a qualidade de vida de crianças que dependem de cuidados intensivos neonatais e pediátricos, adiantou.

A construção do parque foi possível graças à campanha “70 Mecenas no Kastelo”, jantar de angariação de fundos que reuniu pessoas, empresas e organizações e que permitiu juntar 70 mil euros.

Criada em 2006 pela Associação NoMeioDoNada para apoiar crianças que somavam meses nos hospitais do Porto, o Kastelo, inaugurado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi a primeira unidade de cuidados paliativos pediátricos da Península Ibérica, segundo a instituição.

Este equipamento foi criado para dar aos doentes até aos 18 anos um apoio até então inexistente em Portugal, tendo desde a sua abertura apoiado 66 utentes, 39 em internamento e 27 em regime de ambulatório.

Este projeto tem como filosofia “Dar Vida Aos Dias” e procura disponibilizar às crianças o acesso a terapias diárias e a variados profissionais de saúde.

A Casa Kastelo permitiu às crianças reduzir o tempo de internamento no hospital.

A equipa é formada por auxiliares, enfermeiros, educadores, professores, fisioterapeutas, terapeutas da fala e ocupacional, pediatras, psicólogas e assistentes sociais.

As crianças que estão em idade escolar beneficiam de um intercâmbio com as escolas para que continuem, em aulas individuais, o seu percurso de aprendizagem.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.