ONU aprova ajuda alimentar de 200 milhões de dólares para a Coreia do Norte

| Mundo
Porto Canal / Agências

Seul, 08 jun (Lusa) - O Programa Alimentar Mundial (PAM) aprovou uma ajuda de 200 milhões de dólares para a Coreia do Norte, destinada às pessoas mais vulneráveis daquele país pobre e isolado, informou hoje a organização.

O gabinete executivo daquela agência da ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou esta semana um novo programa de dois anos para a Coreia do Norte a partir de 01 de julho, anunciou o porta-voz do PAM, Marcus Prior.

O programa vai chegar a "cerca de 2,4 milhões de pessoas - quase todas crianças, grávidas e mulheres a amamentar - com 207.000 toneladas de assistência alimentar com um custo de 200 milhões de dólares", explicou o representante à agência noticiosa AFP.

"O PAM está muito preocupado com o desenvolvimento intelectual e físico das crianças, em particular daquelas que estão desnutridas com deficiências nutricionais em proteínas essenciais, em matéria gorda e em micronutrientes".

Segundo a ONU, as ajudas do PAM permitiram este ano evitar uma crise alimentar na Coreia do Norte, mas dois terços dos 24 milhões de habitantes estão numa situação precária.

Perto de 28% das crianças com menos de cinco anos sofrem de malnutrição crónica e 4% têm graves carências.

A Coreia do Norte tem falhas alimentares crónicas e viveu uma fome em meados dos anos 90 que fez centenas de milhares de mortos.

A ajuda internacional, em particular proveniente dos EUA e da Coreia do Sul, foi fortemente reduzida nos últimos anos devido às tensões em torno do programa nuclear de Pyongyang.

FPA // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.