PR da Ucrânia pede a manifestantes que não sigam "extremistas"

| Mundo
Porto Canal / Agências

Kiev, 22 jan (Lusa) -- O Presidente da Ucrânia, Viktor Ianukovitch, apelou hoje aos ucranianos para que não sigam "os extremistas" e afirmou que "ainda não é tarde" para resolver pacificamente a crise.

"Lamento profundamente a morte de pessoas no conflito provocado por extremistas. Apelo às pessoas para que não sigam os apelos dos radicais políticos", disse Ianukovitch, num comunicado difundido pela presidência.

"Ainda não é tarde para parar e resolver o conflito pela via pacífica", acrescentou.

A presidência anunciou, pouco depois, em comunicado, que Ianukovitch recebeu três dirigentes da oposição -- Arseni Iatseniuk, Oleg Tiagnibok e o ex-boxeur Vitali Klitschko - para tentar pôr fim aos confrontos.

A vaga de manifestações na Ucrânia ficou hoje marcada por violentos confrontos entre a polícia e manifestantes, que se saldaram em dois mortos e vários feridos.

Depois de destruir as barricadas junto a vários edifícios do centro de Kiev, a polícia antimotim começou, a meio do dia, a avançar com um blindado na direção dos manifestantes.

Segundo a agência France Presse, o blindado desceu a avenida Grushevski, passando pelo local onde até hoje de manhã estavam erguidas barricadas. Centenas de polícias seguiam atrás do blindado.

A Ucrânia é palco há cerca de dois meses de grandes manifestações, suscitadas pela decisão do Presidente de suspender os preparativos para a assinatura de um acordo com a União Europeia e de estreitar os laços comerciais com a Rússia.

Os protestos, os maiores desde a Revolução Laranja de 2004, agravaram-se depois da aprovação pelo parlamento de legislação limitando as manifestações e reforçando as sanções contra os manifestantes.

MDR // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.