Mundo produzirá 54 milhões de toneladas de lixo eletrónico em 2025

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Barcelona, 28 mai (Lusa) -- O mundo deverá gerar 53,9 milhões de toneladas de resíduos eletrónicos em 2025, caso continue o crescimento atual de 3% ao ano desse material, segundo um relatório do Gabinete Internacional de Reciclagem hoje divulgado.

O relatório foi apresentado pela associação internacional, que junta empresas de reciclagem de 70 países, no início da Cimeira Mundial da Reciclagem que se realiza em Barcelona.

No documento assinala-se que é provável que o crescimento mais rápido se registe na região Ásia-Pacífico, onde os resíduos eletrónicos passariam dos 3,6 quilos por habitante em 2016 para cinco quilos em 2025.

Intitulado "Estatísticas sobre o crescimento nacional de resíduos eletrónicos e o movimento de lixo eletrónico entre países", o trabalho foi feito por uma equipa de especialistas da Universidade de Harokopio, de Atenas.

Juntando dados de 180 países, afirma-se no relatório que a produção mundial de lixo eletrónico "aumentou mais de 30% em menos de uma década", e admite-se que com o aumento da população a produção de resíduos por pessoa aumente cerca de 20% em todo o mundo, passado dos 5,6 quilos para os 6,7 quilos por habitante e por ano.

A cimeira decorre até quarta-feira, com a presença de quase um milhar de empresas de mais de 70 países.

FP // JMR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.