Moçambique/LAM: Identificação dos corpos concluída até finais do mês - Governo

| Mundo
Porto Canal / Agências

Maputo, 22 jan (Lusa) - O Governo moçambicano disse hoje em Maputo que recebeu informações da Namíbia de que a identificação dos corpos das vítimas do acidente de aviação das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) será concluída até finais deste mês.

Trinta e três pessoas morreram, incluindo sete cidadãos de nacionalidade portuguesa, em novembro do ano passado, quando um Embraer da LAM se despenhou na Namíbia, quando fazia a ligação Maputo-Luanda.

Na semana passada, o Instituto Nacional de Ciências Forenses da Namíbia, (NFSI), indicou que apenas 16 corpos das vítimas do desastre aéreo foram identificados, faltando apurar a identidade de 17.

Em declarações hoje à imprensa, o ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Gabriel Muthisse, afirmou que as autoridades moçambicanas receberam da Namíbia indicações de que o processo de identificação dos corpos das vítimas do sinistro será concluído até finais do mês em curso.

"Há uma data que nos foi indicada, finais de janeiro, quando essa data terminar sem informação, vamos regressar à Namíbia para saber se terá havido dificuldades adicionais e se será necessário acordar um novo prazo", afirmou Gabriel Muthisse.

O ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique declarou que a demora na identificação dos corpos da tripulação e passageiros do Embraer resulta do caráter "muito pouco típico do acidente".

"O processo de identificação dos restos mortais das vítimas de acidente é um processo muito delicado, porque se trata de um acidente muito pouco típico em termos de danos físicos às vítimas", realçou Gabriel Mutisse.

Citando os resultados preliminares do inquérito às causas do desastre, o Instituto Nacional de Aviação de Moçambique (INAM) revelou em dezembro passado que a queda terá sido deliberadamente provocada pelo comandante do aparelho, numa altura em que o copiloto se encontrava, aparentemente, fora da cabina.

Mas apenas os resultados finais do inquérito poderão confirmar ou afastar a tese de suicídio do comandante, como razão do acidente.

PMA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.