Morreu o autor espanhol de BD Julio Ribera, criador d'"O Vagabundo dos Limbos"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Cognin, França - O autor espanhol de banda desenhada Julio Ribera, 91 anos, morreu hoje em sua casa, em Cognin, na região francesa de Saboia, onde morava, informou a sua família à agência francesa de notícias.

Julio Ribera foi o criador da série de BD de ficção científica "O Vagabundo dos Limbos", que contava com textos de Christian Godard, e foi publicada originalmente em Portugal pela Meribérica/Líder.

Em 2008, Ribera foi um dos convidados de honra do festival Amadora BD.

Ribera foi colaborador durante décadas da revista francesa Pilote (1959-1989), de banda desenhada, onde criou a personagem Dracurella.

Nascido em março de 1927, numa família republicana de Barcelone, Julio Ribera iniciou a carreira em Espagne, antes de se exilar em França, onde se fixou em 1954, durante a ditadura espanhola de Francisco Franco.

Os primeiros anos da ditadura espanhola e o refúgio posterior em Paris, deram origem à série autobiográfica de BD "Montserrat", "Jeunesse bafouée" e "Paris liberté".

MAG // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.