Farmacêuticos do SNS desmarcam greve de três dias

Farmacêuticos do SNS desmarcam greve de três dias
| País
Porto Canal com Lusa

Os farmacêuticos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) desmarcaram este sábado a greve de três dias que começava no domingo, devido ao acordo alcançado hoje com o Ministério da Saúde, anunciou o sindicato do setor.

Em comunicado, o Sindicato Nacional dos Farmacêuticos (SNF) avança que, "graças ao forte envolvimento de todos os farmacêuticos foi possível alcançar hoje um acordo com o Ministério da Saúde que prevê a inclusão da "formação farmacêutica especializada, conducente à aquisição do título de especialista, efetuada sob a tutela do SNS", no conjunto de matérias reguladas pela carreira.

A direção do sindicato considera que este acordo "não é nenhuma vitória, mas obriga à suspensão da greve que estava marcada para os próximos dias 28, 29 e 30 de maio".

No comunicado, o presidente do sindicato, Henrique Reguengo, sublinha que a greve é desmarcada, mas os farmacêuticos "não vão parar esteve movimento, porque só a força de todos consegue mover a montanha de dificuldades que sistematicamente é apresentada pelo Ministério da Saúde".

Entre os motivos da greve estão a negociação da carreira farmacêutica, a defesa do SNS e a defesa da qualidade dos cuidados prestados aos doentes.

Em termos mais concretos, o sindicato quer rever a carreira precária e instável dos farmacêuticos, a insuficiência de quadros nos serviços, a falta de regulamentação da formação pós-graduada e abertura de vagas, as más condições de trabalho nos serviços, a falta de segurança no circuito integrado do medicamento e produtos farmacêuticos e a falta de condições para cumprir as boas práticas do medicamento.

+ notícias: País

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Concursos de apoio às artes abrem até final de abril

Os concursos de apoio sustentado às artes, na modalidade bienal (2025-2026), terão que abrir até ao final de abril, de acordo com a declaração anual da Direção-Geral das Artes, esta quinta-feira divulgada.

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.