Info

Farmacêuticos do SNS desmarcam greve de três dias

Farmacêuticos do SNS desmarcam greve de três dias
| País
Porto Canal com Lusa

Os farmacêuticos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) desmarcaram este sábado a greve de três dias que começava no domingo, devido ao acordo alcançado hoje com o Ministério da Saúde, anunciou o sindicato do setor.

Em comunicado, o Sindicato Nacional dos Farmacêuticos (SNF) avança que, "graças ao forte envolvimento de todos os farmacêuticos foi possível alcançar hoje um acordo com o Ministério da Saúde que prevê a inclusão da "formação farmacêutica especializada, conducente à aquisição do título de especialista, efetuada sob a tutela do SNS", no conjunto de matérias reguladas pela carreira.

A direção do sindicato considera que este acordo "não é nenhuma vitória, mas obriga à suspensão da greve que estava marcada para os próximos dias 28, 29 e 30 de maio".

No comunicado, o presidente do sindicato, Henrique Reguengo, sublinha que a greve é desmarcada, mas os farmacêuticos "não vão parar esteve movimento, porque só a força de todos consegue mover a montanha de dificuldades que sistematicamente é apresentada pelo Ministério da Saúde".

Entre os motivos da greve estão a negociação da carreira farmacêutica, a defesa do SNS e a defesa da qualidade dos cuidados prestados aos doentes.

Em termos mais concretos, o sindicato quer rever a carreira precária e instável dos farmacêuticos, a insuficiência de quadros nos serviços, a falta de regulamentação da formação pós-graduada e abertura de vagas, as más condições de trabalho nos serviços, a falta de segurança no circuito integrado do medicamento e produtos farmacêuticos e a falta de condições para cumprir as boas práticas do medicamento.

+ notícias: País

Cerca de 80% das pessoas são infetadas pelo HPV pelo menos uma vez na vida

Maioritariamente associado às mulheres, o Vírus do Papiloma Humano (HPV) também afeta os homens sendo que este é responsável por um elevado número de infeções sexualmente transmissíveis.

Falta de pessoal compromete atendimento e orientação de meios do INEM

O centro de orientação de doentes urgentes do Porto está sem pessoas suficientes para atender as chamadas e orientar os meios no terreno. A falta de pessoal pode mesmo estar a pôr em causa o socorro. O Porto canal sabe que no mês de abril, em 90 turnos possíveis, apenas 12 estiveram completos.

Colisão entre carro e mota provoca um morto na A29, em Ovar

Um jovem de 24 anos morreu, este sábado, após uma colisão entre um veículo ligeiro e um motociclo na A29 em Maceda, Ovar, no sentido Norte-Sul, apurou o Porto Canal com fonte dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.