Eutanásia: Legalização é a decisão mais grave que o parlamento pode tomar - Cavaco

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 25 mai (Lusa) -- O antigo Presidente da República Cavaco Silva considerou a legalização da eutanásia "a decisão mais grave" para a sociedade portuguesa que o parlamento pode tomar, apelando a que nas próximas eleições não se vote nos partidos que forem favoráveis.

Em declarações à Rádio Renascença, Cavaco Silva explicou que, como na sua opinião, está "em causa a defesa e a dignidade da vida humana", entendeu que "devia fazer uso das duas armas" que lhe restam como cidadão: a sua voz e o seu direito de voto nas próximas eleições legislativas.

"Considero a legalização da eutanásia a decisão mais grave para a sociedade portuguesa que a Assembleia da República pode tomar", criticou.

"Como cidadão, sem responsabilidades políticas", o antigo chefe de Estado considera que aquilo que pode fazer para manifestar a sua discordância com a despenalização da morte medicamente assistida é utilizar o "direito de voto contra aqueles que votarem a favor da eutanásia".

"Nas eleições legislativas de 2019 não votar nos partidos que apoiarem a legalização da eutanásia e procurar explicar àqueles que me são próximos para fazerem a mesma coisa. Trata-se de uma votação com tais consequências para a sociedade portuguesa que, como eleitor, em 2019, eu não me posso esquecer daquilo que os deputados fizerem agora", disse.

Cavaco Silva questiona como podem "os atuais deputados votar a favor da legalização da eutanásia quando nas eleições de 2015 os eleitores não lhe concederam um mandato para isso".

O que está em causa, de acordo com o antigo Presidente da República, "é a vida humana", questionando "como podem os deputados ignorar" o parecer dos profissionais de saúde, o parecer do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e a posição das várias religiões em que os portugueses se reveem.

"Cada português deve pensar o que é que significa uma pessoa, um médico, ser autorizado por lei da Assembleia da República a matar uma outra pessoa. Se tal acontecer a nossa sociedade está a quebrar uma barreira e a dar um salto no desconhecido muito, muito perigoso", avisou.

Os quatros projetos de lei para despenalizar e regular a morte medicamente assistida em Portugal vão ser debatidos e votados, na generalidade, na terça-feira na Assembleia da República.

Nas bancadas do PSD e do PS, que no total somam 175 dos 230 deputados, haverá liberdade de voto.

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) foi o primeiro a apresentar um projeto, ainda em 2017, seguido pelo BE, pelo PS e o Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV).

Todos os diplomas preveem que só podem pedir, através de um médico, a morte medicamente assistida pessoas maiores de 18 anos, sem problemas ou doenças mentais, em situação de sofrimento e com doença incurável, sendo necessário confirmar várias vezes essa vontade.

JF (NS) // JPF

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.