Portugal/Brasil: Comércio continuará a crescer com exportação de produtos transformados - embaixador português

| Política
Porto Canal / Agências

Brasília, 08 jun (Lusa) - O comércio entre Portugal e o Brasil continuará a crescer nos próximos anos, passando a incluir também produtos de maior valor agregado, prevê o embaixador português em Brasília, Francisco Ribeiro Telles.

"Tivemos durante muitos anos exportações concentradas no mercado europeu, o que era natural dado a integração da União Europeia, mas o nosso esforço atual é diversificar os mercados e isso passa prioritariamente pelo Brasil", afirmou à Lusa o embaixador português no Brasil.

Ainda segundo o diplomata, as atividades comerciais de Portugal com a Europa representam hoje cerca de 70 por cento do total, o que demonstra o potencial de expansão para outros mercados, em especial o Brasil.

Para além do crescimento em volume de vendas, a intenção é alavancar a exportação de mercadorias de maior valor adicionado, com a inclusão de produtos da indústria transformadora, tendo em vista que ainda hoje as exportações portuguesas para o Brasil são focadas em produtos agroalimentares como o azeite e o vinho.

"Mesmo os produtos agroalimentares ainda têm espaço para crescer. Assinamos com o Governo brasileiro dois memorandos no último ano, um relativo ao azeite e outro a frutas frescas [com foco nas exportações de pera] para facilitar os procedimentos de exportação", recorda.

Em relação ao azeite, o acordo foi fechado em junho do ano passado e garantiu a liberalização do controle de qualidade que era feito à entrada do produto no mercado brasileiro. A medida facilita e agiliza as exportações do produto e já tem mostrado efeitos no incremento das vendas.

Já o memorando sobre frutas frescas, assinado durante a visita ao Brasil da ministra da Agricultura de Portugal, Assunção Cristas, no início deste ano, a previsão é de que permita desburocratizar e acelerar os processos de vigilância fitossanitária para entrada da fruta no país.

A forte migração de profissionais portugueses para o Brasil também tem gerado movimentos importantes nas relações bilaterais, que culminou em março deste ano na assinatura de um memorando de entendimento que prevê facilitar o reconhecimento de diplomas universitários em ambos os países e pode ainda levar à revisão das exigências para obtenção do visto de residência.

"Penso que muito em breve haverá propostas concretas [por parte do Brasil], mas isso é uma matéria que diz respeito ao governo brasileiro e que terá depois de ser aprovado pelo Congresso Nacional, obviamente demanda tempo", avançou o embaixador.

FYRO // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.