Municípios querem debater com primeiro-ministro lei de finanças locais

| Política
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 22 mai (Lusa) -- Os municípios vão pedir uma reunião ao primeiro-ministro, António Costa, para debater questões relacionadas com a proposta de Lei de Finanças Locais apresentada pelo Governo na Assembleia da República e que os "preocupa".

O Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) "decidiu pedir uma reunião ao primeiro-ministro para debater as questões que preocupam a ANMP no que se refere à proposta de lei [do Governo] de Finanças Locais", disse o presidente da Associação, Manuel Machado, que falava à agência Lusa depois de ter participado hoje numa reunião daquele órgão.

Além da reunião com o chefe do Governo para debater as suas preocupações com aspetos da proposta de lei de Finanças Locais, que já se "encontra na Assembleia da República para análise pelos parlamentares", os municípios também vão "apelar aos partidos" com assento no parlamento para que "assumam as propostas e pareceres defendidos" pela Associação sobre a matéria, acrescentou Manuel Machado.

Os municípios querem que "seja, efetivamente, feita uma Lei de Finanças Locais o mais consensual possível e que sirva os interesses dos municípios e das populações", sublinhou Manuel Machado, que também é presidente da Câmara de Coimbra.

A proposta de Lei de Finanças Locais que já deu entrada na Assembleia da República para ser debatida e votada pelos deputados foi aprovada pelo Governo no Conselho de Ministro de 10 de maio e enviada à ANMP alguns dias depois.

JEF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.